Dois criadores de ovelhas da Austrália , Mick Miners e Jock Wallace, ficaram surpresos ao encontrar um pedaço carbonizado de lixo espacial em suas terras na semana passada. O caso se passa em New South Wales, um subúrbio ao redor das Snowy Mountains. A peça encontrada tem 2,5 metros de comprimento e pertence a uma das missões da SpaceX, a Elon Musk , confirmaram as autoridades australianas na quinta-feira, 4.
Acredita-se que os destroços caíram em pedaços na Terra em 9 de julho. Em um comunicado, a agência espacial da Austrália confirmou que as imagens vieram de uma das missões de Musk e instou os moradores a relatar quaisquer novas descobertas à SpaceX.
A agência confirmou que os destroços se originaram de uma missão da SpaceX e permanece em contato com nossos colegas dos EUA, bem como outras partes da Commonwealth e autoridades locais”, disse um porta-voz da agência. Esta não é a primeira vez que tais casos ocorrem, outros relatos de detritos espaciais já foram relatados em propriedades próximas, tornando provável o aparecimento de mais partes da missão SpaceX.
Segundo o astrofísico Brad Tucker, procurado pelos agricultores para visitar o local, a peça fazia parte de um caule descartado pela cápsula Crew1 anterior quando reentrou na atmosfera da Terra em 2021. astrofísico disse do contato com o objeto. Ele disse que encontrar os grandes detritos no campo vazio o lembrou do filme de ficção científica 2001 Uma Odisseia no Espaço. “É impressionante ver”, disse ele.
A maioria dos detritos espaciais cai no mar, mas à medida que a indústria espacial mundial avança, o número desses casos provavelmente aumentará, acrescentou. “Precisamos entender que existe um risco provável e o que isso significa”, alertou Tucker. Em um artigo para The Conseration, a professora de Ciências Planetárias da Open University, Monica Grady, chamou a atenção para os detritos espaciais.