MistériosTerra

Discos de Jade – artefatos milenares de origem misteriosa

Discos de Jade

A cultura Liangzhu é conhecida por suas cerimônias funerárias, incluindo a colocação dos mortos em caixões de madeira acima do solo, e os Discos de Jade. Além dos famosos túmulos de caixão de madeira, os discos de jade foram outro achado incrível dessa cultura antiga.

Encontrados em mais de 20 tumbas, acredita-se que esses discos representem os ciclos celestes do sol e da lua, bem como os guardiões do submundo. No entanto, o mistério em torno desses discos de jade levou muitos arqueólogos e teóricos a especular sobre algumas teorias intrigantes. O verdadeiro propósito desses discos estranhos ainda é desconhecido.

Cultura Liangzhu e Conselho de Jade

A cultura Liangzhu floresceu entre 3400 e 2250 aC. Localizado no delta do rio Yangtze da China. Escavações arqueológicas nas últimas décadas revelaram membros das classes altas da cultura enterrados com objetos feitos de seda, laca, marfim e jade (um mineral verde usado como joias e ornamentos). Isso indica que houve uma clara divisão de classes durante esse período.

O Disco Bi Chinês, muitas vezes chamado simplesmente de Bi Chinês, é um dos mais misteriosos e interessantes de todos os objetos feitos na China antiga. Esses grandes discos de pedra foram presos aos corpos de aristocratas chineses há pelo menos 5.000 anos, como conta o site Invaluable.

Exemplos tardios de discos típicos de jade e vidro Bi que datam das dinastias Shang (1600 aC-1046 aC), Zhou (1046 aC-256 aC) e Han (202 aC). Eles são feitos de jade, uma pedra muito durável, mas seu propósito e estrutura originais permanecem um mistério para os cientistas.

O que é Bi disco? Uma pedra preciosa composta de vários minerais de silicato, o jade é comumente usado para fazer vasos, joias e outros ornamentos. Existem duas variedades principais, nefrita e jadeíta, e geralmente são incolores, a menos que estejam contaminadas com outra substância (como o cromo).

Os discos de jade, também conhecidos como discos Bi, foram criados pelo povo Liangzhu da China no final do período neolítico. São anéis redondos e achatados de nefrite. Foi encontrado em quase todos os túmulos importantes da civilização Hongshan (3800-2700 aC), sobreviveu através da cultura Liangzhu (3000-2000 aC) e é de grande importância para suas sociedades.

Para que foi usado o disco?

A pedra foi colocada de forma proeminente perto do cadáver do falecido, geralmente no peito ou no abdômen, e muitas vezes continha símbolos associados ao céu. Jade é chamado de ‘YU’ em chinês, significando pureza, riqueza e honra.

É interessante porque o período neolítico da China antiga escolheu o jade como um material duro e pesado.

Como nenhuma ferramenta de metal dessa época foi encontrada, os pesquisadores acreditam que provavelmente foram feitas por meio de um longo processo chamado brasagem e polimento. A pergunta óbvia aqui é por que eles vão tão longe?

Uma possível explicação para o significado desses discos de pedra é que eles estão associados aos deuses. Alguns especulam que representam o sol, outros pensam que simbolizam a roda, e ambos são de natureza cíclica, como a vida e a morte. A importância do disco de jade é evidenciada pelo fato de que na guerra o perdedor tinha que entregá-lo ao conquistador como sinal de submissão. Não eram apenas joias.

O disco de jade encontrado em Liangzhu estava realmente conectado de alguma forma ao disco de dropaite?

Os arqueólogos têm intrigado os discos de jade há séculos, mas seu significado permanece um mistério, pois foram criados em uma época em que não havia registros escritos. Como resultado, a questão do que o disco de jade significa e por que foi criado ainda está em aberto.

A China por todo o seu vasto território ainda guarda mistérios trancados a 7 chaves.

Comentários

Botão Voltar ao topo