Um designer industrial sul-coreano inventou uma solução cínica para “zumbis de smartphones” que não conseguem tirar os olhos da tela por tempo suficiente para evitar tropeçar em uma parede ou outro obstáculo.
Paeng Min-wook, 28, desenvolveu um globo ocular robótico que ele apelidou de “terceiro olho”, que os usuários de celular geek podem amarrar na testa para que possam navegar sem se machucar em movimento.
O dispositivo abre sua pálpebra transparente sempre que detecta que a cabeça do usuário foi abaixada para olhar para o smartphone. Quando o usuário se aproxima de um obstáculo entre 1 e 2 metros, o dispositivo emite um bipe para alertar sobre o perigo iminente.
“Esta é uma visão de três olhos do futuro da humanidade”, disse Baeng, um estudante graduado em engenharia de design inovador no Royal College of Art e Imperial College London, enquanto demonstrava o uso do terceiro olho em Seul.
“Já que não podemos tirar nossos olhos dos smartphones, mais olhos serão necessários no futuro.”
O designer industrial sul-coreano Paeng Min-wook exibe um olho robótico, chamado de “terceiro olho”, na testa enquanto usa seu telefone celular enquanto caminha na rua, em Seul, Coreia do Sul, em 31 de março de 2021. Foto tirada em 31 de março de 2021. Reuters / Minwoo Park
A invenção de Paeng usa um sensor giroscópio para medir o ângulo de inclinação do pescoço do usuário e um sensor ultrassônico para calcular a distância entre o olho robótico e quaisquer obstruções. Ambos os sensores são conectados a um microcontrolador de placa única de código aberto, com uma bateria.
A apresentação do dispositivo por Paeng em Seul nesta semana chamou a atenção dos transeuntes.
“Achei que ele parecia um estrangeiro com os olhos na testa”, disse Lee Ok Joo, um residente de Seul. “Hoje em dia, muitos jovens podem se envolver em acidentes enquanto usam seus telefones celulares. Isso será benéfico para eles”.
Baing disse que o objetivo do Third Eye é um aviso, não uma solução real para viciados em smartphones que não prestam atenção para onde estão indo.
“Ao oferecer esta solução irônica, espero que as pessoas percebam o quão perigoso pode ser seu vício em aparelhos e vejam a si mesmas”, disse ele.
*****************
O que comentar sobre uma aberração destas?
Terceiro olho digital para contornar o vício em Smartphones?
Dizer que são zumbis é pouco!
Fim dos tempos com toda certeza.
JP em 05.06.2021