Conheça o rio das cinco cores, o rio mais bonito do planeta!

Durante a maior parte do ano, o rio colombiano Caño Cristales se parece com qualquer outro rio do mundo. Mas no curto período entre setembro e novembro, ele se transforma, como que por magia, numa maravilha natural deslumbrante, cheia de vida e, principalmente, cores.

Caño Cristales é um rio colombiano localizado na província de Meta em Serrania de la Macarena, e é um afluente do rio Guayabero. O rio é comumente chamado de “Rio das Cinco Cores” ou “Arco-Íris Líquido” e é conhecido por suas cores marcantes.

Os apelidos são vários: “o rio das cinco cores”, “o rio que fugiu do paraíso” ou, simplesmente, “o mais belo rio do mundo”. A explicação está na explosão vibrante de cores em que ele se transforma, quando as algas vermelhas se cruzam com ervas daninhas verdes e areia amarela, às quais ainda se junta o azul da água e os milhares de tons que ela reflete.

Durante a estação úmida, a água flui muita rápido e dificulta o crescimento das algas vermelhas Macarenia clavígera, enquanto na estação seca não há água suficiente para esses organismos sobreviverem. Assim, é durante a mudança de estações que a magia acontece.

Veja as imagens e se deixe levar por mais uma beleza natural, desta vez vinda da Colômbia, num parque natural perto da cidade de La Macarena (os turistas só podem aceder ao rio a pé ou a cavalo, em passeios organizados por agências de turismo):

Mais uma fantástica matéria da série
Maravilhas da Natureza!
O rio que roubou o arco-íris do céu para si!
Ou então, o rio em cujas águas o Criador e Mestre pintor deixou cair por acidente a sua aquarela!

JP em 31.08.2020

Comentários
Compartilhar