Terra

Aumentam as chances de colisão de meteoro com a Terra

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) reavaliou recentemente as chances reais do asteroide Bennu colidir com a Terra. A probabilidade de uma colisão permanece muito baixa, mas maior do que se pensava anteriormente, de acordo com a agência espacial dos EUA. O estudo colocou astrônomos de todo o mundo em alerta máximo. Os novos dados foram coletados por uma missão chamada OSIRIS-REx.

Vídeo abaixo:

O meteoro Bennu com um diâmetro de cerca de 490 metros está seguindo de perto sua trajetória. Após dois anos de estudo do objeto espacial, os especialistas concluíram que a probabilidade de Bennu colidir com a Terra aumentou de 1 em 2700 para 1 em 1750.

“Esta é uma pequena mudança, e a probabilidade de uma colisão é quase a mesma”. disse Davide Farnokchia. que liderou a pesquisa, como conta o portal Time to Times.

Segundo os pesquisadores, em mais de cem anos o asteroide se afastará da órbita da Terra em 7,5 milhões de quilômetros. Quando isso acontecer, Bennu cairá na categoria “objeto potencialmente perigoso”. Embora a probabilidade de colidir com o nosso planeta permaneça pequena, os astrônomos estão de olho no asteroide.

“Na verdade, agora temos uma compreensão muito melhor da trajetória de Bennu e podemos prever melhor os possíveis caminhos em caso de colisão. Acho que em geral a situação melhorou e minha preocupação não aumentou”, acrescentou Farnokchia.

A China anunciou recentemente planos para lançar foguetes em um asteroide como Benn em um impacto hipotético na Terra.

Comentários

Botão Voltar ao topo