Terra

Asteroide ‘misterioso’ deve passar pela Terra antes do Natal

A Agência Espacial Européia está pedindo aos australianos que ajudem a localizar o que descreve como um “asteroide misterioso” se aproximando da Terra.

Asteroide

Os ávidos amantes do espaço estão sendo instruídos a olhar para o céu esta semana em busca de um asteroide misterioso enquanto ele passa pela Terra.

O asteróide de tamanho médio, conhecido como 2015 RN35, não representa ameaça para a Terra e deve passar a 686.000 km de 15 a 17 de dezembro.

Isso é pouco menos de duas distâncias lunares, de acordo com a Agência Espacial Europeia.

A agência convocou australianos com telescópios de 30 cm ou maiores para ajudar a localizar o asteroide enquanto ele passa pela Terra.

Espera-se que a visibilidade esteja no seu melhor no hemisfério sul às 19h12 de quinta-feira.

Não se sabe muito sobre o asteroide e, com a ajuda de entusiastas do espaço, a agência espera aprender mais sobre ele lançando um kit de ferramentas para asteroides.

“Os observadores no hemisfério sul terão a melhor visão durante a aproximação, mas a Europa terá uma chance nos dias seguintes até cerca de 19 de dezembro”, anunciou a agência em um comunicado.

“2015 RN35 não vai brilhar nos céus como a Estrela de Belém fazia milênios atrás.

A Agência Espacial Europeia está pedindo aos australianos e outros no hemisfério sul para ajudá-la a localizar o que descreve como um “asteroide misterioso” se aproximando da Terra. 
O impacto do asteroide DART impressiona na visão da ESA a partir do solo. 
Foto: ESA

“Menor que a estátua da liberdade, este asteroide é bem pequeno em escalas astronômicas.”

A agência afirma que espera obter o máximo de informações possível sobre o asteróide próximo à Terra em um esforço para aprender mais sobre como manter a defesa planetária.

“Os asteroides próximos da Terra fascinam o Escritório de Defesa Planetária da ESA, em particular porque nos fornecem informações importantes sobre a composição e a trajetória de objetos potencialmente perigosos”, afirma a agência.

“Este asteroide não é muito conhecido. Não sabemos do que é feito ou com precisão o seu tamanho ou se está girando em torno de seu eixo ou mesmo conhecemos sua órbita particularmente bem. Essa incerteza faz com que existam centenas de milhares de asteroides de tamanho semelhante.” contou ao site australiano News.

“Embora tenhamos encontrado quase todos os enormes destruidores de planetas, a maioria desses asteroides de tamanho médio – dos quais existem várias centenas de milhares e que poderiam causar grandes danos a uma área local se impactassem – ainda não foram descobertos. seja descoberto.”

Ferramentas para encontrar asteroides

O kit de ferramentas de asteroides da ESA foi criado pelo Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra (NEOCC) da Agência, com sede em Roma.

“Usamos essas ferramentas todos os dias para planejar nossas observações, visualizar aproximações de asteroides e nos ajudar a entender e explicar as variadas populações de asteroides no Sistema Solar e o risco que enfrentamos”, disse Juan-Luis Cano, gerente do sistema de informação do NEOCC. .

“Queremos que sejam tão úteis para o resto do mundo quanto são para nós, porque a Defesa Planetária é um esforço global.”

O chefe de defesa planetária da ESA, Richard Moissl, disse que o kit de ferramentas permitirá aos usuários visualizar a órbita do asteróide de Natal e seu sobrevôo em 15 de dezembro, incluindo quando será visível de diferentes locais da Terra.

Terra em órbita com asteroides na ‘lista de risco’ da ESA, usando a ferramenta de visualização de órbita de asteroides da ESA. 
Foto: ESA

“Este é o tipo de trabalho que o NEOCC da ESA faz todos os dias, muitas vezes com asteróides ainda mais escuros usando telescópios ainda maiores, como o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul e outros na rede de telescópios de acesso rápido do NEOCC espalhados por todo o mundo. globo”, disse Moissl.

“Com essas observações, determinamos o movimento dos asteroides e projetamos sua trajetória no futuro, a fim de saber se – quando – um asteroide pode atingir.

“Como o recente impacto do DART mostrou, e como a missão Hera da ESA se expandirá, com aviso suficiente, o impacto de um asteróide é o único desastre natural que podemos evitar.”

Comentários

Botão Voltar ao topo