Ciência

A nova variante Covid-22 é um vírus híbrido e muito mais mortal, alertam cientistas

“Temos que nos preparar para uma nova variante emergente em 2022”, diz cientista sob risco de nova e mortal variante do coronavírus.

Uma nova variante do coronavírus é motivo de grande preocupação por parte de cientistas, considerada por eles “um grande problema”. De acordo com especialistas, essa variante nova foi batizada de “Covid-22”, e pode ser mais mortal do que a Delta, que domina o mundo atualmente.“O grande problema: a nova variante do vírus ‘Covid-22’ pode ser mais mortal do que o Delta, alertam os especialistas – Foto: Reprodução

“Temos que nos preparar para uma nova variante emergente em 2022, que pode representar um ‘grande risco’”, disse Sai Reddy, doutor imunologista do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ).O infectologista Sai Reddy é cientista respeitado na Europa, onde é doutor em imunologia – Foto: ReproduçãoO infectologista Sai Reddy é cientista respeitado na Europa, onde é doutor em imunologia – Foto: Reprodução

Segundo ele, “é inevitável” que variantes já existentes – como Delta (Índia), Beta (sul-africana) e Gama (Brasil) se combinem para tornar uma cepa mais capaz”. Assim, a Covid-22 pode ficar pior do que tudo que testemunhamos até agora.

“Se tal variante aparecer, temos que reconhecê-la o mais cedo possível e os fabricantes de vacinas têm que adaptá-las rapidamente. O surgimento desta nova variante é o grande risco. Temos que nos preparar para isso”, disse.

Em declarações ao jornal alemão Blick, o professor Reddy disse que Delta era a variante mais contagiosa de todas – o que ele chamou de “Covid-21”. Mas ele não tem “mutações de escape”, que são características genéticas que o ajudam a driblar o sistema imunológico. Mutações de escape, observadas em algumas variantes como Beta, significam que as vacinas se tornam menos eficazes e podem precisar ser ajustadas para proteger a população.

Sai Reddy argumenta que uma combinação desses fatores – mais letais, transmissíveis ou de evasão imunológica – seria um problema no futuro próximo.

“É a próxima fase da pandemia quando Beta ou Gama se tornam mais infecciosos ou Delta desenvolve mutações de escape. Esse será o grande problema para o próximo ano”.

***********

Comentários

Botão Voltar ao topo