Finn McCumhaill era um caçador e guerreiro mítico da mitologia celta. Diz a lenda que ele deve ter usado seu conhecimento das artes mágicas para derrotar um gigante escocês, um feito que resultou na criação de três características famosas da geografia das Ilhas Britânicas: a Calçada dos Gigantes, a Ilha de Man e Lago Neagh.
Finn aprendera com os bardos viajantes que um gigante escocês duvidava e zombava de sua bravura e aptidão de luta. Com raiva, ele envolveu uma enorme pedra em uma mensagem de desafio, pegou sua tipóia e lançou o projétil a 80 km de distância, sobre o mar da Irlanda, para a Escócia.
O ogro recebeu a mensagem e respondeu friamente (via mensageiro) que ele iria de bom grado à Irlanda para aceitar o desafio, mas ele era grande demais para encontrar um navio que se adequasse a ele e não podia nadar através do oceano.
Furioso com a evasão, Finn desembainhou sua espada colossal e cortou algumas centenas de rochas basálticas gigantes que estão espalhadas ao longo da costa da Irlanda, moldando-as em pilares hexagonais que ele então pregou no fundo do mar da Irlanda, até formar uma calçada que permitiria ao gigante atravessar da Escócia até Erin (antigo nome da Irlanda) sem sequer molhar os pés.
O ogro recebeu a mensagem e respondeu friamente (via mensageiro) que ele iria de bom grado à Irlanda para aceitar o desafio, mas ele era grande demais para encontrar um navio que se adequasse a ele e não podia nadar através do oceano. Furioso com a evasão, Finn desembainhou sua espada colossal e cortou algumas centenas de rochas basálticas gigantes que estão espalhadas ao longo da costa da Irlanda, moldando-as em pilares hexagonais que ele então pregou no fundo do mar da Irlanda, até formar uma calçada que permitiria ao gigante atravessar da Escócia até Erin (antigo nome da Irlanda) sem sequer molhar os pés.
Ele, sem desculpa para recusar, cumpriu com relutância o que se esperava dele, mas, ao chegar ao castelo dos finlandeses, só encontrou lá Sadv, sua esposa, que convidou o ogro a entrar na fortaleza para esperar pelo marido, que não demoraria a chegar. Isso foi feito pelo gigante, sentando ao lado do suposto berço do filho de Finn e olhando com crescente apreensão o garoto gigantesco, com mais de seis metros de altura.
“Se este é o filho do meu adversário”, ele pensou, como Sadv lhe assegurara, “como será o pai dele?” Finalmente, a idéia ficou muito perturbadora para o ogro, que saiu do castelo e atravessou a Calçada dos Gigantes, perseguido pelos enormes torrões de argila que o bebê, que não era outro senão o próprio Finn, disfarçado, jogou da costa.
O torrão gigantesco, assim arrancado e jogado por Finn para o gigante em fuga, caiu perto da costa escocesa, formando o que agora é conhecido como Ilha de Man.
Segundo a lenda, o maior pedaço de pedra jogado, extraído do centro de Ulster (hoje o território da Irlanda do Norte), causou um buraco profundo que imediatamente se encheu de água, formando o que mais tarde (e até agora) seria conhecido como Lough Neagh (Lago Negro).
Fonte