O suposto “Planeta Nove” pode ter inclinado todo o sistema solar, dizem os pesquisadores.
Em janeiro de 2016, os astrónomos revelaram evidências da existência potencial de outro planeta no sistema solar.
Os investigadores sugerem que se este mundo – apelidado de Planeta Nove – existir, poderia ter cerca de 10 vezes a massa da Terra e orbitar o Sol a uma distância cerca de 500 vezes a distância da Terra ao Sol.
Pesquisas anteriores sugeriram que o Planeta Nove possuiria uma órbita altamente inclinada em comparação com a zona plana e relativamente fina em que os oito planetas oficiais orbitam o Sol.
Isto levou os cientistas a investigar se a inclinação do Planeta Nove poderia ajudar a explicar outras inclinações observadas em outras partes do Sistema Solar.
Agora, os investigadores sugerem que a influência do Planeta Nove pode ter inclinado todo o sistema solar , exceto o Sol.
“O Planeta Nove pode ter inclinado os outros planetas ao longo da vida do sistema solar”, disse a principal autora do estudo, Elizabeth Bailey, astrofísica e cientista planetária do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.
Trabalhos anteriores descobriram que a zona em que os oito principais planetas orbitam o Sol está inclinada cerca de 6 graus em comparação com o equador do Sol.
Essa discrepância sempre foi um mistério na astronomia.
Bailey e seus colegas realizaram simulações de computador que sugerem que a inclinação dos oito planetas oficiais pode ser explicada pela influência gravitacional do Planeta Nove “ao longo dos 4,5 bilhões de anos de vida do sistema solar”, disse Bailey ao Space.com.
Bailey observou que existem outras explicações potenciais para a inclinação do sistema solar. Uma alternativa é que partículas eletricamente carregadas influenciadas pelo campo magnético do jovem Sol poderiam ter interagido com o disco de gás e poeira que deu origem aos planetas de uma forma que inclinou o sistema solar.
Outra possibilidade é que tenha havido um desequilíbrio na massa do núcleo do sol nascente.
“No entanto, todas estas outras formas de explicar porque é que o Sistema Solar está inclinado são realmente difíceis de testar – todas elas invocam processos que possivelmente estavam presentes muito cedo no Sistema Solar,” disse Bailey. “
O Planeta Nove é a primeira coisa proposta para inclinar o sistema solar que não depende das condições iniciais, então se encontrarmos o Planeta Nove, seremos capazes de ver se ele é o único responsável pela inclinação, ou se qualquer outra coisa pode ter desempenhado um papel.”
Os cientistas detalharam suas descobertas em 18 de outubro 2016 em uma reunião conjunta da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana e do Congresso Europeu de Ciências Planetárias em Pasadena, Califórnia.