(Wikipédia)
Definições gerais
INRI é o acrónimo da frase em latim: Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum cuja tradução é «Jesus Nazareno Rei dos Judeus».
O Evangelho de São João
Segundo o Evangelho segundo João, foi a frase que Pilatos ordenou que fosse fixada na cruz onde Jesus Cristo foi crucificado, escrita em latim, grego (Ο Ιησούς από τη Ναζαρέτ Ο βασιλιάς των Εβραίων) e hebraico (ישו מנצרת מלך היהודים)
«”Jesus, o Nazareno, o rei dos judeus.”
“Muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade. E estava escrito em hebraico, latim e grego.”
Evangelho segundo João, 19, 19-20.
Titulus Crucis
Conhecida como Titulus Crucis, uma relíquia preservada em Roma alega ser o verdadeiro título, recuperado pela imperatriz Helena no século IV.
A aplicação do método do Carbono-14 demonstrou, porém, tratar-se de um objeto datável entre 980 dc e 1146 dc.
No Rosacrucianismo, o acrónimo é usado como as iniciais latinas das palavras hebraicas que representam os quatro elementos: IAMIM (água), NURA (fogo), RUACH (ar) e IABESHA (terra).
Na tradição alquímica, são as iniciais de Igni natura renovatur integra (A natureza é completamente renovada pelo fogo), relacionando portanto essa abreviatura com o simbolismo da ressurreição ou da renovação espiritual.
Estas são as definições bíblicas e históricas cruzadas com as definições herméticas.
Mas as definições herméticas vão além.
Vão além porque falam de uma roda de quatro elementos que giram porque encontram sustentação no quinto elemento ou elemento-raiz, que se relaciona com seu eixo, lhe dando impulso e movimento ao longo do tempo e suas transformações cíclicas.
Eis o acróstico:
I M I M (100)
N U R A (257)
R U Ch (214)
I B Sh H (317)
Soma: 100 + 257 + 214 + 317 = 888!
O eterno código das três estrelas, estrela Sirius, sistema tríplice de estrelas, ou a grande estrela branco azulada, estrela de Belém, a mãe da humanidade, estrela de Ísis, estrela de Maria.
Na terceira coluna aparece também outro acróstico: IRCh, que significa Lua e, por extensão, mês, ciclo (lunar). A ideia implicita do tempo, dos ciclos produzidos pela transformação dos quatro elementos em escala de rotatividade nas dimensões.
INRI e o código 888 referem-se a uma ordem material (4) e espiritual (3) combinadas, porque INRI tem quatro letras, carregando os quatro elementos, que estabelecem a raiz de toda a matéria (os quatro estados da matéria, sólido, líquido, gasoso e plásmico) enquanto o código 888 fala da Santíssima Trindade, a assinatura da luz divina na alma, Espírito e duas polaridades gêmeas, chamas gêmeas, almas gêmeas, três sóis, três chamas, luzes, estrelas no código 888, associado também à essência crística, que é o Filho, o terceiro elemento equilibrando a alquimia do Pai-Mãe de todo o Universo.
AUM
JP em 12.04.2023