Nos últimos 12 dias, dezenas de ovelhas andaram em círculos estranhos na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.
Um vídeo da cena se tornou viral no Twitter na última quarta-feira (1º de novembro).
Um jornal do governo chinês afirma que as ovelhas estão bem de saúde, mas confirma que a causa do comportamento permanece um mistério.
Em entrevista ao jornal britânico Metro UK, o proprietário da fazenda disse que apenas algumas ovelhas começaram a correr em círculo, após o que todo o rebanho do curral número 13 decidiu se juntar e imitar o comportamento.
Dos 34 currais da fazenda, apenas 13 apresentam ovinos com esse fenômeno de circuito.
O New York Times disse em vídeo que as ovelhas caminharam por 12 dias, mas não disse se havia registros mostrando se elas pararam de comer ou beber até morrerem de exaustão. Não se sabe se elas irão embora. O vídeo alcançou profissionais de todo o mundo. Alguns acreditam que o comportamento da ovelha pode ser causado por uma doença bacteriana chamada listeriose, também conhecida como “doença do anel”.
“Animais doentes são inicialmente anoréxicos, deprimidos e desorientados. Eles podem se jogar em cantos, apoiar-se em objetos em pé e correr em círculos. ‘, diz o Merck Handbook.
A listeriose é causada pela bactéria Listeria monocytogenes, mas não está claro se realmente é uma infecção por essa bactéria, pois o governo diz por meio de comunicado que as ovelhas estão saudáveis. Uma grande dúvida sobre a hipótese da listeriose é que animais infectados, como ovinos e caprinos, morreram dentro de 24 a 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas da infecção. Ele suporta a circulação.
Assista ao vídeo a seguir: