Espiritualidade

O Arquétipo DEUS

Para quem acha que a imagem de um Ancião foi criada pela Igreja Católica, bem, isso não é verdade.

Das raras vezes onde a aparência de “Deus” é descrita, duas delas coincidem entre si, uma no Velho Testamento (Daniel) e outra, no Novo Testamento (Apocalipse de João).

E a aparência de “Deus” (no caso, o Senhor YHWH) é descrita como a de um Ancião, o que figura como o arquétipo do Pai na leitura da Psicanálise.

“Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ANCIÃO DE DIAS se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.
Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.”
Daniel 7:9,10

Ancião de Dias quer dizer um Ser Eterno, sem tempo e sem dias, a mesma definição do Senhor do Trono, o que é, foi e será.

No hebraico original, a expressão “Ancião de Dias” está como
HwTIQ – IOMIN, um nome que soma, na Cabala, o valor 696, o que é surpreendente porque este valor é o mesmo da expressão de Jesus Cristo na cruz em hebraico (citando um salmo)
Eli Eli Lamá Zabactani (Meu Deus Meu Deus por que me abandonaste?)

E é o mesmo valor do nome de Sansão (ShIMShON, homem Sol, derivado do nome do Sol nas Escrituras, Shemesh).

E o valor 696 se reduz a 21, que é o valor do Nome Eheié, (EU) SOU, conforme estudos anteriores (o Nome que o Senhor entregou a Moisés em seu encontro no Monte Sinai)

E no Apocalipse:

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.”
Apocalipse 1:13-15

Em ambas as visões, os profetas declaram a visão de um Ser Supremo, cercado por hierarquias e potestades cósmicas, juízes, sacerdotes e anjos, e a face desse SER não pode ser vista, apenas seu cabelo branco como a neve e sua autoridade – o que foi compreendido como a imagem arquetípica do PAI, do Senhor do tempo e da eternidade, carregado de poder, sabedoria e justiça.

Os outros atributos desse SER, como a barba, foram acrescentados à iconografia das religiões com o tempo.
E mesmo você quando sonha com esse arquétipo, um ancião barbado, como um mestre, um eremita, um sábio, vai entender que se trata de uma figura paterna exaltada de algum modo no seu sonho.

Muitos gurus ou mestres astrais, inclusive, usam essa aparência em seus contatos, quando então a lembrança ocorre nos sonhos.

Assim, sonhar ou ter qualquer tipo de contato com seres de tal aparência, de alguma forma irá criar uma conexão direta com o arquétipo Deus ou o Pai, o Instrutor, o Guru, o Mestre interno, aquele que, no domínio espiritual, cumpre o mesmo papel do pai provedor no mundo físico.

Porque estes mestres atemporais são, todos eles, hierarquias e instrumentos do Grande Ser, repartindo-lhe a mesma “aparência” ou arquétipo.

O que foi plenamente confirmado por Jesus Cristo quando se dirigiu a Deus da forma mais íntima e carinhosa possível…
ABA! (Pai, aramaico).

JP em 11.07.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo