Melancolia I é uma gravura de 1514 criada pelo mestre alemão renascentista Albrecht Dürer e considerada uma de suas três grandes gravuras. Trata-se de uma composição alegórica que tem sido alvo de muitas interpretações.
A OBRA DO ANJO DE MELENCOLIA
Quem decifrar esta visão do artista alemão Durer, compreenderá a Grande Obra.
Albrecht Dürer foi um gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico, tendo influenciado artistas do século XVI no seu país e nos Países Baixos.
Após a negra Melencolia, sempre desperta a dourada Alegria. E o Arcanjo se dá por satisfeito.
A palavra Melancolia aparentemente foi escrita errada (Melencolia) talvez por abrigar algum código de letras solucionado por meio de algum anagrama.
Este Grande Anjo é o supervisor da humanidade, é o Pai oculto, o Primeiro Instrutor, Aquele que aparece em passagens vitais da Bíblia sob um nome de Luz de Deus, e em outras Escrituras de culturas diferentes sob o mesmo Nome e, não obstante, o mesmo.
O autor desta gravura, o alemão Durer, realmente era um iniciado na Cabala e na Filosofia Hermética, de modo que cada gravura tem um significado oculto.
A Grande Roda sobre a qual o pequeno Anjo (humanidade) se senta é outro símbolo do tempo que deve correr, e enquanto a humanidade aprende, Deus (o grande Anjo) espera.
Um tipo de cachorro grande, magro e melancólico também parece sentir o peso do tempo passando vagarosamente aos pés do pequeno Anjo. Talvez um símbolo de sacrifício animal aqui inserido.
Ou, sendo o cachorro o símbolo dos instintos humanos primordiais, como agressividade e luxúria, o decaimento desse animal diante do anjo que estuda pode significar a transmutação dos instintos animais da natureza humana em prol do despertar e desenvolvimento da sua espiritualidade como a principal diretriz da grande Obra interna.
Isso parece fazer mais sentido aqui.
Porque enquanto um cresce, o outro diminui.
Enquanto o instinto animal controlar a mente humana, com certeza o seu conteúdo espiritual decairá.
E o inverso disso é o que se deseja na mensagem.
Bestialidade e espiritualide não podem ocupar a mesma mente.
Um grande poliedro ao fundo, e atrás dele, uma pequena vasilha no fogo, cozinhando alguma coisa.
Novamente, elementos que sugerem um processo lento e gradual de transformação.
A esfera no primeiro plano, canto esquerdo, representa a obra concluida, a imagem da perfeição.
O grande Anjo traz um compasso nas mãos (símbolo do poder da criação) e a balança ao fundo, perto do pequeno anjo, está claramente desalinhada. Isso parece trazer desapontamento à face do grande Anjo, que olha para os sinais na paisagem adiante.
Atrás do pequeno Anjo em sua lição, uma escada dá acesso ao piso superior de um pequeno edifício.
A obra da reedificação, porque a escada parece ter sete degraus (a escala da Iniciação interna da alma) e ela parte da base da grande pedra em forma de poliedro.
Em certa medida, a Pedra Filosofal da Alquimia e, em outra, a pedra fundamental do templo, da grande obra de renascimento do homem, a partir da qual o Espírito (Santo) em nós inicia a reedificação, após a qual a humanidade estará pronta para passar para o “nível superior” (andar de cima) da consciência!
Até o Quadrado Mágico de Júpiter, ordem 4×4, à direita, abaixo do sino, cuja solução é 34 = 33+1, contém muitas chaves. No geral, os instrumentos ao redor dele representam aprendizado, aperfeiçoamento, estudo, evolução da humanidade.
A obra é do ano de 1514 (repare que esta data está no Quadrado Mágico). Os números 15-14 (do ano da obra) estão na base do Quadrado. E o tempo dado à ampulheta é de 500 anos. Esse seria o tempo aproximado de 1514 até os nossos dias, cinco séculos desde o Renascimento europeu, quando então, o sino vai tocar (Som de Sino, da mensagem geralmente de teor espiritual) numa forma de anúncio do universo.
E repare que o valor 34 = 17 + 17
No Tarot, 17 é chamado A ESTRELA e funciona para representar sinais no céu.
Ora,17+17 pode sugerir duas estrelas? Dois sóis por sinal do fim do ciclo?
Lá está o demônio da melancolia (escrito melencolia) gerando tristeza por causa da longa espera que o Anjo precisa desenvolver antes do retorno da Luz, que Ele representa.
O pequeno Anjo é o homem. O Grande Anjo é Deus. Deus no homem. O homem tem que estudar, aprender, despertar consciência, ciência do amor, perfeição e sabedoria. Se instruir em todas as medidas, padrões, proporções e valores sagrados.
E para isso, deve esperar Deus, o Grande Anjo.
E enquanto espera, a Melancolia é sugerida. Mas passados os 500 anos, sinais no céu aparecem. Se vê um arco-íris, se vê um cometa, provavelmente no final do grande ciclo da humanidade.
Ou os tempos do Apocalipse! Aqui está a direção da obra. O tempo que passa deve alcançar o tempo desejado do Apocalipse, quando Deus se revelaria ao mundo. E para isso, o homem precisaria estar preparado.
E trabalhando até esse dia…
E quando a Balança se equilibrar, a iniciática escada de sete degraus levará o homem ao andar superior do universo, o que significia evolução ou salto de consciência. Trata-se de uma imagem maravilhosa.
Albretch Durer foi um artista ímpar de seu tempo. Mas a apreciação completa dessa obra levaria muitas postagens. Mesmo assim, esse tipo de arte do surrealismo esoterista não era muito valorizada, nem na época renascentista de Durer, nem na atualidade.
A mesma tradição hermética por trás dos véus da simbologia. Fonte ímpar de elevado conhecimento.
E não é a primeira vez que nos deparamos com obras de arte possuidoras de caráter profético.
Ou com profetas que estilizaram sua profecia em modelos de arte.
Nostradamus, por exemplo, versou profecias na forma de quadras poeticas.
E quando inspirada, a arte pode ser fonte de profecia como qualquer outra obra inspirada pelo espírito.
Albretch Durer realizou grandes trabalhos sobre temas bíblicos, e criou lindos desenhos sobre os temas de Cristo e do Apocalipse, de modo que a obra Melancolia tem uma carga profética oculta em suas linhas.
Muita tristeza é sempre véspera de alegria. A noite mais negra se faz um pouco antes da aurora. Todas as profecias concordam em dizer que o retorno de Deus se daria no tempo em que o mundo estivesse mais afastado dele, da mesma forma que a noite negra se afasta do Sol.
A conta da mensagem de Durer nos remete 500 anos a frente, e essa conta começou a fechar em 2014.
Todas as profecias de todos os profetas versaram sobre uma mesma e única coisa, o fim do ciclo e a renovação do sistema por meio do Caos. Desordem ou Caos entrando, significa o sistema chegando no limite do colapso, prestes a explodir (ou implodir) e liberar todas as suas energias no sentido da renovação, que o próprio ciclo dispara quando chega ao fim.
A antiga arte da Alquimia (da qual Durer era também versado) fala que a primeira fase da Grande Obra é a putrefação, ou morte do que se corrompeu. Desse meio é que nascem as novas estruturas.
Todos os profetas, bíblicos e não bíblicos, antigos e modernos, falaram a mesma coisa, viram o mesmo mundo em um estado de Caos e fogo, por parte de forças misteriosas, promovendo uma seleção espiritual. Será assim. Já não tem mais como evitar.
E o grande Sinal? Ele chega no horizonte na forma de um grande cometa, muito provavelmente aquele objeto que está se aproximando do Sol e que tem essas mesmas características, aquelas que também foram mencionadas pelos maias, pelos astecas, pelos hopis e pelo Apocalipse.
A estrela da amargura… ou da Melancolia.
MELENCOLIA {} I
Essa é a legenda total, carregada pelo demônio voador. O mensageiro da melancolia.
E uma letra I é acrescentada.
Cabalista que era, Durer sabia que a letra I (Iod) vale 10, e isso significa a Roda, o Fim do Grande Ciclo.
O grande Anjo esperando a humanidade aprender suas lições antes de encerrar mais um ciclo.
E a palavra MELENCOLIA tem exatas 10 letras, reforçando esse sentido.
Por fim, o Arco-Íris reaparece, como um sinal de esperança renovada em uma nova aliança que se celebra entre Deus e o mundo que finalmente aprendeu sobre os seus caminhos…
JP em 08.04.2022