Você conhece o velho ditado: a única coisa constante é a mudança.
Mas apostaríamos que a maioria das pessoas não acha que esse ditado se aplica às regras reais do próprio Universo.
No entanto, os pesquisadores da Microsoft, junto com cientistas da Brown University e até mesmo um especialista que prestou consultoria para ‘Wrinkle in Time‘ da Disney, acham que as leis da física podem estar mudando lentamente, complicando nossa busca para entender o cosmos.
Há poucos dias, a Popular Mechanics publicou um longo artigo explicando, intitulado “The Autodidactic Universe”
(“O Universo Autodidata”, em tradução livre) e publicado no início deste ano, no qual a equipe argumentou a favor dessa hipótese alucinante precisa.
Um autodidata, claro, é alguém que aprende sem um mentor ou professor – e, dizem esses pesquisadores, o próprio Universo pode ser um.
Os autores escrevem no artigo, que ainda não foi revisado por pares:
“Perguntamos se poderia haver um mecanismo entrelaçado no tecido do mundo natural, por meio do qual o Universo pudesse aprender suas leis.”
Com o tempo, diz a teoria, o Universo buscou estabilidade. A PopMech também traça paralelos com a evolução animal. Não há mais trilobitas ou dinossauros, mas cães e gatos sobreviveram porque se adaptaram ao ambiente ao seu redor – e o cosmos pode ter feito o mesmo.
Em uma versão inicial do Universo, por exemplo, as leis da gravidade de Newton – que toda matéria no Universo atrai outra matéria com uma força diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre seus centros – podem não tem sido verdade ainda.
Janna Levin, professora de física e astronomia do Barnard College da Columbia University que não está envolvido na pesquisa, disse à PopMech:
“Com o tempo, esse sistema aprenderá a si mesmo e algumas leis fundamentais surgirão, e é sobre isso que eles estão falando [no artigo].
Se o Universo pode computar com um determinado conjunto de algoritmos, então talvez ele possa fazer o mesmo tipo de coisa que vemos na inteligência artificial, onde você tem sistemas de autoaprendizagem que ensinam novas regras a si próprios. E por regras, em cosmologia, queremos dizer as leis da física.”
Os autores do artigo também reconhecem seu próprio ceticismo e escreveram suas conclusões com cautela, alertando que seu trabalho é apenas um passo de bebê na formação de uma nova teoria, e que também requer pesquisas adicionais.
Os autores escrevem:
“Claro, este é apenas o primeiro passo. Existem vários resultados potenciais de nossa abordagem.”
É alucinante imaginar que as leis da física podem aprender e se adaptar ao longo do tempo. Mas nos lembra que o Universo é mais estranho do que jamais saberemos.
Quando leio estes artigos, percebo que há muitos rodeios no discurso (Universo autodidata) e pouca compreensão de que a definição de DEUS nunca mudou, apenas evoluiu para terminologias mais técnicas em nosso tempo em relação às definições mais simples e puras do passado.
Talvez nosso Universo ou mundo físico estejam realizando mesmo aquele SALTO para outra realidade, dimensão e tempo, e esse salto é o que parece indicar mudanças, não exatamente das leis, mas do nosso sistema em relação a elas.
Se você tem um pedaço de gelo, esse pedaço de água congelada tem certos comportamentos padrão.
Se você derrete ele, ele se transformará em água, e outros comportamentos surgirão, da mesma forma que a água vaporizada.
Um mesmo sistema material em diferentes estados reagindo de diferentes formas às leis naturais que o cercam.
Poderíamos pensar assim em termos de planeta Terra e consciência coletiva?
Certamente.
Aquilo que as definições antigas de DEUS e suas revelações definiram para este preciso momento da linha do tempo da Terra, qualificando tais mudanças de NOVO CÉU, NOVA TERRA, e nova consciência, etc, se enquadram bem aqui.
Se a consciência é parte fundamental do Universo em mutação, a mudança é coletiva e mútua. A Criação muda por parte do Criador para que mude por efeito a Criatura.
A transposição do Sistema Terra e Humanidade para um novo corpo de leis só tem uma perspectiva: o Salto de consciência.
Como disse Jesus aos fariseus acêrca da Lei de Deus.
“Deus criou a Lei para o homem, e não o homem para a Lei”.
Isso se aplica perfeitamente aqui.
O Universo, com todas as suas leis e mudanças, só tem uma pretensão:
A Evolução da Consciência, em qualquer mundo ou civilização onde ela se encontrar.
E a matéria é apenas a roupa, o veículo dessa Evolução por meio de aprendizado.
E, como o exemplo da água em três estados, gelo, líquido e vapor, conforme a consciência muda, o cenário de leis ao seu redor também muda.
Se para melhor ou para pior, isso não depende do cenário em si, mas da qualidade dessa mudança da consciência em aprendizado.
Tudo muda, nada está parado. O nome disso é Evolução.
Mas se as leis do Universo também mudam, então temos que corrigir o termo Evolução para um que mais satisfaça as exigências do Universo mutável:
REVOLUÇÃO.
E você, está revolucionando junto com o Universo?
JP em 29.12.2021