(muito instrutivo para o autoconhecimento que inclui a detecção da SOMBRA PSICOLÓGICA)
Para uma leitura mais eficiente, estude a sombra do signo solar combinada com a sombra do signo ascendente.
A chave aqui é conhecer a sombra para impedir que ela jamais assuma o controle das emoções.
Muitas pessoas acham que não tem essa sombra latente dentro de si mesmas, mas essa sombra está lá, e se potencializa em períodos de crise, ou seja, somente as tempestades da vida manifestam essa sombra. Mas se a pessoa tem um bom autoconhecimento, irá detectar sua presença e bloquear as suas tentativas de controle.
Se o signo solar estabelece a dominante psicológica de nossa vida, toda luz projeta sombra, e todo signo solar tem sua sombra equivalente.
O problema é que as pessoas lidam apenas com os valores positivos (da luz) e se tornam ignorantes em relação à própria sombra, e quando ela tenta o controle, muito pouco ou mesmo nada sabem sobre ela, não tendo como detectá-la e impedí-la.
O resultado é que iremos assim destruir muitos relacionamentos e oportunidades na vida, algumas vezes, de forma trágica e irreversível.
Basicamente, o princípio da sombra se relaciona com os EXCESSOS dos atributos de cada signo, excessos emocionais, excessos do intelecto e da razão, excessos do materialismo, de alta estima, dos instintos, etc, dependendo o elemento do signo e de seus valores.
A sombra é como um inimigo oculto que a pessoa nem sequer julga existir.
Mas existe, e sua força está na nossa ignorância em relação à sua existência dentro de nós, que se potencializa em épocas de crise, quando a sombra encontra a oportunidade de assumir o controle diante de nossas fraquezas e instabilidades emocionais produzidas na crise, criando uma abertura em nossas defesas emocionais que ela aproveita para se manifestar e assumir o controle da mente….
É oportuno também associar a SOMBRA de um signo com os valores do signo OPOSTO A ELE.
Até porque a Sombra é uma projeção ilusória da luz em sua direção oposta.
Acrescente também ao estudo a análise do signo oposto:
(Áries-Libra // Touro-Escorpião // Gêmeos-Sagitário // Câncer-Capricórnio // Leão – Aquário // Virgem – Peixes)
“Quem foge da própria sombra, também se afasta da fonte da própria LUZ”!
Segue a leitura das doze sombras zodiacais.
Áries:
Transtorno explosivo intermitente – Nos momentos de raiva, não consegue conter seu comportamento e acaba perdendo o controle: xinga, berra, ameaça, destrói objetos, ataca fisicamente as pessoas. A pessoa apresenta dificuldade para controlar o impulso agressivo, na maioria das vezes, sua reação é explosiva e sempre muito desproporcional a situação que a desencadeou. Por exemplo: uma pessoa tem uma crise de fúria, joga coisas, xinga, grita porque a fila do cinema não anda. Essas atitudes não são premeditadas, ou seja, trata-se realmente de um impulso. Os portadores relatam que, às vezes, por uma fração de segundos, tem consciência do que está por ocorrer, mas não conseguem se controlar. Descrevem que esses momentos são precedidos de excitação crescente, alto nível de tensão, palpitações, aperto no peito, pensamentos raivosos etc., que os levam a fortes impulsos de agir agressivamente. Após o ocorrido, sentem alívio da tensão.
Touro:
Transtorno de compulsão alimentar: A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequência exercício em excesso na tentativa de queimar calorias.
Gêmeos:
Transtorno bipolar: O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão ao tentar suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo. Os estados de mania e depressão, se não controlados por medicamentos, podem levar a surtos psicóticos, exigindo a intervenção psiquiátrica com antipsicóticos.
Câncer:
Transtorno de personalidade borderline: Tendência a se envolver em relações intensas e instáveis, sempre levando a crises emocionais; Esforços excessivos para se evitar abandono. Atos ou ameaças recorrentes de autolesão ou suicídio. Sentimentos crônicos de vazio. Elas temem o abandono real ou temido, com frequência vivenciam sentimento crônico de vazio e reação pungente ao estresse, protagonizando sucessivas ameaças (ou tentativas) de suicídio e automutilação. Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline são verdadeiros vulcões prontos a explodir a qualquer instante. Elas apresentam alterações súbitas e expressivas de humor e suas relações interpessoais são intensas e instáveis sendo muito difícil o convívio próximo com elas.
Leão:
Transtorno de personalidade histriônica: É um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação. Tais indivíduos são vívidos, dramáticos, animados, flertadores e alternam seus estados entre entusiásticos e pessimistas. Podem ser também inapropriadamente provocativos sexualmente, expressarem emoções de uma forma impressionável e facilmente influenciados por outros. Entre as principais características relacionadas estão egocentrismo, desorganização egóica, auto-indulgência, anseio contínuo por admiração, e comportamento persistente e manipulativo para suprir suas próprias necessidades. Comportamento exibicionista; Busca constante por apoio ou aprovação. Sensibilidade excessiva frente a críticas ou desaprovações; Orgulho da própria personalidade. Tendência em acreditar que relacionamentos são mais íntimos do que na realidade são. Difamação de pessoas que competem com sua atenção.
Virgem:
Transtorno Obsessivo Compulsivo: é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e “rituais” que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.
Libra:
Transtorno de personalidade narcisista: Quem sofre do transtorno tende a se preocupar obsessivamente com a maneira com que os outros o enxergam, e também com aspectos que possam influir de algum modo na percepção de sua imagem, tais como poder, prestígio, vaidade, e até mesmo martírio. Expectativa de reconhecimento sem atributos correspondentes; Demanda por constante atenção; Obsessão por fantasias de poder, genialidade, beleza ou riqueza.
Escorpião:
Transtorno de personalidade sádica: Usa de crueldade física ou violência com a finalidade de estabelecer o domínio em um relacionamento (não apenas para alcançar algum objetivo não-interpessoal, como golpear alguém a fim de roubá-lo). Humilha ou avilta pessoas na presença de outros. Trata ou disciplina alguém sob seu controle de maneira áspera (por exemplo, uma criança, um estudante, prisioneiro, ou paciente). Diverte-se ou tem prazer em ver o sofrimento psicológico ou físico de outros (incluindo animais). Mente com o propósito de prejudicar ou infligir dor a outros (não apenas para alcançar algum outro objetivo). Consegue que outras pessoas façam o quer por meio de intimidação ou mesmo terror. É fascinado por violência, armas, artes marciais, lesões ou tortura.
Sagitário:
Transtorno afetivo de personalidade: é um transtorno do humor similar ao Transtorno Bipolar, porém mais leve e com mudanças de humor em poucos dias, alguns dos sintomas são: Comportamento não usual de bom humor e motivação; Otimismo extremo; Megalomania; Impulsividade; Impaciência; Fala rápida e mudanças constante de tema; Agressividade ou comportamento hostil; Comportamento arriscado; Lapsos de prodigalidade (gastos excessivos).
Capricórnio:
Transtorno de personalidade antissocial: É uma condição em que a pessoa tem pensamentos e atitudes disfuncionais. No caso, essas pessoas tendem a explorar as outras para ter algum ganho, seja material ou mesmo pessoal. Desconsideração por o que é certo ou errado. Uso persistente de mentiras e fraudes para explorar os outros. Uso de charme ou sagacidade para manipular os outros em prol de si mesmo. Frieza ou ausência de empatia com as outras pessoas e de remorso por prejudicar os outros.
Aquário:
Transtorno de personalidade esquizotípica: São pessoas que adotam crenças delirantes e paranoicas variando muito dependendo do ambiente e devem ser analisadas dentro do contexto sociocultural do indivíduo. É comum que sejam sobre teorias de conspiração sobre o governo, alienígenas e/ou facções políticas, porém é comum também que envolvam questões religiosas como demônios, espíritos, divindades e poderes sobrenaturais. Quando envolve questões religiosas só é considerada um transtorno quando não sejam socialmente compartilhadas e causem prejuízo e sofrimento significativos a si mesmo ou sejam violentos em relação a outros. O tratamento deve ser voltado não a eliminar a crença, e sim em minimizar o prejuízo, sofrimento, violência relacionados às ideias delirantes.
Peixes:
Transtorno de personalidade limítrofe (Similar ao transtorno de Câncer) Porém, apresenta outro quadro de sintomas da doença, trais como: impulsividade e instabilidade de afetos, relacionamentos interpessoais e autoimagem. Outros sintomas comumente incluem um intenso medo de abandono. Automutilação e comportamento suicida são comuns. Os sintomas mais característicos são uma marcante sensibilidade a rejeição, pensar sobre e sentir medos de um possível abandono. Acima de tudo, as características incluem uma sensibilidade especialmente intensa nas relações com outras pessoas, dificuldade em regular emoções e impulsividade. Outros sintomas podem incluir sentimentos de insegurança quanto a autoidentidade e valores pessoais, ter pensamentos paranóicos quando estressado.
Nota:
Esse texto (análise dos doze signos) não é meu, mas eu o considerei muito profundo e esclarecedor, à luz da psicologia do autoconhecimento.
“Quem foge da própria sombra, também se afasta da fonte da própria LUZ”!
JP em 14.07.2021