Terra

Zumbis da Era Moderna

Pique esconde, bolhinha de gude, brincar na rua, coisas cada vez mais raras hoje em dia. A tecnologia chegou trazendo benefícios e também malefícios.

Antigamente uma viagem que demoraria meses e até anos, conseguimos realizá-la em algumas horas. Nossa carta que demoraria dias ou meses para chegar ao destino, foi trocada por uma mensagem que chega instantaneamente. A tecnologia atribui benefícios para a humanidade que são indubitáveis, mas o homem com o mal uso usufrui de uma maneira que prejudica outros setores em sua vida.

Albert Einstein disse a seguinte frase: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapassará nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas.”

E esse dia chegou. Nossa vida corrida se acelera junto com o que fazemos, quanto mais corremos contra o tempo mais o tempo corre da gente. As 24 horas já se tornam insuficientes para realizarmos nossas tarefas. Nosso ritmo está cada vez mais acelerado, sem pausa.

Grandes quantidades de pessoas em cidades grandes, cada uma vivendo sua vida e seus problemas mesmo passando diariamente tão perto e ao mesmo tempo tão longe de quem precisa de um auxílio seu.

Entre os itens que podemos citar, o mais questionado com certeza é o celular. Portátil e prático, é o chocolate do mundo tecnológico, difícil de resistir.  Objeto de muito questionamento entre familiares, amigos e escolas.

Abaixo um gráfico sobre o posicionamento do pescoço e o peso recebido por ele.

graficopescoço

Usamos pequenos momentos livres para checar se há uma mensagem nova ao invés de olhar pro azul do céu.  Em média gastamos 4 horas do nosso dia com a cabeça baixa lendo alguma coisa, e na maior parte dos casos é o celular. Isso acarretaria em 1400 horas de estresse na nossa vértebra cervical. Em poucos anos os efeitos deverão começar a aparecer cada vez mais  e isso é um alerta.

Tudo em demasia não faz bem, então tomemos cuidados para não nos tornarmos mais um Zumbi da Era Moderna.

A máquina foi criada para servir o homem e não o contrário. Tente às vezes deixar o celular em casa. É necessário tê-lo mas nem sempre. Hoje em dia é possível encontrar restaurantes que inovaram com a ideia de que para entrar é necessário deixar o celular na portaria afim de que as pessoas possam aproveitar um tempo mais agradável entre si mesmas, como era possível se fazer há alguns anos atrás.

Pra quem não sabe, existem lugares que o uso do celular é proibido, como em repartições públicas de alguns lugares, e em algumas cidades nem no modo silencioso é permitido. A cidade de Campinas no ano 2000 criou uma lei que proibia o uso do celular em locais públicos. Em alguns lugares e situações como em provas de concursos, não só usar mas também portar o aparelho é proibido.

image

Então usemos moderadamente! Ah, e quando usar não se esqueça de checar nossa página 😉

Comentários

Botão Voltar ao topo