O que sabemos sobre o que caiu no canal Miguel da Cunha entre Rio Grande e São José do Norte?
Em 1952 um Objeto Voador Não Identificado caiu sobre o canal ficando com uma parte fora d’água sendo retirado por uma cábrea flutuante (cábrea flutuante é um equipamento instalado sobre uma estrutura flutuante, utilizado em portos com o objetivo de manobrar, transportar, embarcar ou desembarcar cargas pesadas sem a necessidade de atracar o navio no cais).
O objeto foi retirado com a presença de autoridades e embarcado em um navio norte americano que se encontrava no porto de Rio Grande. Segundo as autoridades foi levado para os Estados Unidos para realização de perícia.
O caso foi abafado, fotos foram confiscadas, segundo testemunhas um jornal da cidade publicou uma matéria, mas pela manhã autoridades invadiram a sede do jornal e confiscaram todos os exemplares.
Nunca se teve noticia sobre o que realmente caiu no canal e nem do resultado da pericia.
Segundo testemunhas o objeto tinha um formato circular, com vários refletores em seu contorno e teria feito um barulho muito grande ao chocar-se com a água do canal. O Objeto tinha varias janelas em seu diametro como se pode ver na foto, onde saiam fachos de luz.
Errata: o fato ocorreu no Rio Grande do Sul, conforme checamos.