Em um passado remoto, encontramos personagens Bíblicos que viveram centenas de anos, como Adão que teria vivido 930 anos, Enoque 365 anos, entre outros com idade bastante superior a do homem moderno.
Muitos acreditam que essa façanha seria uma mistura híbrida entre seres de outros planetas, criando assim o homem da Terra, e que a criação de Adão oriundo do barro seria uma alegoria à essa mutação genética feita por uma raça superior.
Li Ching-Yuen, era um herbalista e mestre taoísta praticante de Qi Gong, que supostamente viveu por 256 anos.
Quando ocorreu o seu falecimento em 1933, a imprensa local reportou a notícia, e de que Li era um senhor de 197 anos de idade, de acordo com o seu próprio relato.
Porém uma investigação, supôs que Li teria esquecido a real data de seu aniversário, e foi encontrado nos arquivos oficiais de registros do Governo Imperial Chinês, o nascimento de Li em 1677, o tornando assim um senhor de 256 anos.
A notícia saiu no New York Times no dia 6 de Maio de 1933.
Os relatos dizem que Li Ching-Yeun viu 23 de suas esposas serem enterradas, além de 180 descendentes, totalizando 11 gerações, porém apenas 14 casamentos foram registrados.
Autoridades locais disseram que a sua visão era muito boa, e que em sua mão direita, o Mestre taoísta, tinha unhas enormes.
O senhor Li que habitava a província de Szechwan na China atribuía a sua longevidade à uma mente em paz e que todos poderiam viver por pelo menos 1 século se mantivessem uma calma interior.
Notícias dizem que um correspondente do NYT foi até o vilarejo, e o que os mais velhos da vizinhança diziam que seus avós lembravam de Li quando eles ainda eram pequenos, e que Li já era um senhor.
Wu Pei-Fu, um chefe local, foi até a casa onde Li Ching-Yeun morava em busca de seu segredo para viver tanto tempo. Um de seus pupilos disse que para Li o segredo era: “Mantenha um coração tranquilo, sente-se como uma tartaruga, ande vigorosamente como um pombo, e durma como um cão”.
Sendo verdade ou não, fica ao critério de cada um crer. Porém há registros mostrando a avançada idade do Mestre Li.
Uma mistura de ervas com a prática da arte marcial controlando as energias, mais uma mente serena. Seria esse o grande segredo da longevidade de Li Ching-Yeun?