Templates by BIGtheme NET

Buscar o Grão!

 

 

 

Teorias,,,, discursos… especulações metafísicas…. e ?
Passamos do tempo das teorias.
O caminho agora é outro. Fora, muito fora do labirinto conceitual, que mais tem feito perder do que achar a via. Nunca se teorizou tanto na História da humanidade como nos tempos modernos, e nunca se soube tão menos em termos de certezas concretas, frente a tanta especulação. Eu particularmente estou entalado de teorias.
Tenho tirado de uma tonelada delas apenas algumas gotas.

E na maioria das vezes, nenhuma gota essencial.

Não precisamos mais de labirintos teóricos para a revolução da alma.

Precisamos de uma via reta, de uma luz clara, de uma ciência simples, nada complicada, embora complexa, sem especulações, priorizando qualidade seletiva ao invés de quantidade especulativa de informação.
Nunca se especulou tanto, nunca a humanidade ficou tão confusa em relação a tudo.

Mais aprende e descobre a mente que sabe se aquietar do que aquela que se exercita no esporte da racionalização especulativa, que se torna um ato antípoda ao da meditação. Saber e intuir são verbos associados ao esvaziamento mental, e não ao seu entupimento de teorias, mas está cada vez mais difícil ensinar esse caminho em nosso tempo de supervalorização da quantidade de informação.

De congestão intelectual a alma também morre… ultimamente eu ando fugindo de discursos como este, pode ser o maior Ph.D. já não me convencem.

Precisamos de uma humanidade transformada, e não somente de uma humanidade informada. E se é verdade que a informação é o que conduz à transformação, que essa informação seja simples, clara, objetiva e eficiente, e não especulativa, acumulativa e questionável em muitos pontos. Afinal, nenhuma mente poderá ficar bases sobre especulações subjetivas. Só podemos nos firmar sobre a Verdade.

E o que tem de gente por aí filosofando sobre realidades e dimensões que nunca sonhou experimentar na vida… então, de que me serve tal filosofia? Estou preferindo o discurso prático dos simples à filosofia especulativa dos entendidos…

Sabe como é? Ir ao grão em vez de ficar comendo palha… grão que alimenta ao invés de palha que só estufa!
Eu gosto de teorias, desde que objetivas. Subjetivismo, especulações (principalmente), mentiras com ares de filosofias, armadilhas para o intelecto viciado, etc… tudo isso é comer palha, é deixar de ir ao grão real, é tudo isso o que eu ando rejeitando ultimamente dada a terrível falta de tempo versus a grande inutilidade desse passatempo intelectual que vai do nada e chega no lugar nenhum.
Já conseguiu esvaziar a mente, ficar num estado de Alfa-Zen capacitado a absorção maior de informação pulsante circulando no Universo Mental? Se você exercitar somente o lado raciocinador do cérebro, nunca conquistará esse talento, que é a real fonte de acesso a informação válida, útil e teórica, imune a toda especulação daninha.

Passamos do tempo da especulação. Especular não leva a lugar nenhum, é como andar em círculos, só gera cansaço, perda de tempo e sensação de nunca se sair do lugar. O que eu leio por aí (e muito já deixei de ler!) é um monte de especulação subjetiva apoiada em colagens de outras fontes de sabedoria. Textos enormes e vazios, puramente especulativos, mas eu busco a informação transformadora, e não a especulação cansativa.
Pra mim, não serve. Como disse antes, precisamos da informação transformadora, e não disso.

Mas o labirinto de Creta anda fazendo ainda muitas vítimas… as pessoas não conseguem mais meditar, estão presas em suas celas de racionalidade estéril.
JP em 07.10.2019

Comentários