Terra

Vulcão massivo entra em erupção no Japão

Um vulcão entrou em erupção no Japão na quarta-feira, lançando cinzas a vários quilômetros de altitude e alertando as autoridades contra a ameaça de fluxos de lava e queda de rochas, mas não houve relatos de feridos ou vítimas.

O Monte Aso, um destino turístico na principal ilha ao sul de Kyushu, enviou plumas de cinzas de 3,5 km (2,2 milhas) de altura quando entrou em erupção por volta das 11h43 (0243 GMT), disse a Agência Meteorológica do Japão.

Ele aumentou o nível de alerta do vulcão para 3 em uma escala de 5, dizendo às pessoas para não se aproximarem e alertando sobre o risco de grandes rochas caindo e fluxos piroclásticos em um raio de cerca de 1 km (0,6 milhas) ao redor da cratera Nakadake da montanha.

A polícia local disse que não houve relatos de feridos ou desaparecidos até a noite de quarta-feira, e que 16 pessoas que haviam feito caminhadas na montanha no início do dia voltaram em segurança.

As redes de televisão transmitem imagens de uma nuvem escura de cinzas pairando sobre o vulcão que rapidamente obscureceu grandes áreas da montanha.

As quedas de cinzas da montanha de 1.592 metros (5.222 pés) na prefeitura de Kumamoto devem chover em cidades próximas até o final da tarde, acrescentou a agência meteorológica.

O Monte Aso teve uma pequena erupção em 2019, enquanto o pior desastre vulcânico do Japão em quase 90 anos matou 63 pessoas no Monte Ontake em setembro de 2014.

Fonte

Comentários

Botão Voltar ao topo