CiênciaMistériosTerra

Você sabia que existe uma misteriosa cachoeira que sai “fogo eterno”?


Aninhado nas profundezas do Chestnut Ridge Park, em Nova York, está uma chama ardente. Embora chamas eternas causadas pela presença de bolsões de gás natural sejam comuns, o que torna este único é sua localização – sob uma cachoeira. Localizada no centro de Eternal Flame Falls, esta chama oscilante que queima naturalmente é o resultado de bolsões de gás natural. 

Localizado no condado de Erie, o parque possui várias trilhas para caminhadas, ciclovias e campos de jogos e é frequentado por caminhantes e frequentadores de piqueniques. A cachoeira é acessível diretamente por uma trilha que começa na parte sul do parque e longe da multidão. Embora a chama apague às vezes, os caminhantes da área acendem novamente a bolsa de gás e mantêm a chama acesa, tornando-a eterna. 

Ao longo dos anos, muitas lendas ocuparam o espaço a respeito do mistério das cataratas, porém, nada foi comprovado cientificamente. As teorias científicas iniciais dizem que a chama eterna foi mantida acesa devido à presença de rochas antigas e extremamente quentes chamadas xisto. No entanto, uma pesquisa recente diz que as rochas na pequena câmara sob as quedas não são quentes o suficiente para produzir tal reação. Eles têm a mesma temperatura de uma xícara de chá. E o xisto não é tão antigo quanto se pensava. Assim, o xisto sob a cachoeira não pode produzir tal reação. Crédito da foto: Shutterstock

Para que tal fenômeno ocorra, a temperatura das rochas deve estar próxima ao ponto de ebulição da água, ou mais quente, que por sua vez decompõe as moléculas de carbono, liberando gás natural e, portanto, a chama ardente. 

As chamas eternas naturais ocorrem quando o gás se infiltra no solo e as bactérias comem o metano, convertendo-o em dióxido de carbono. Nas Eternal Flame Falls, o gás é contido e não é convertido, levando a uma chama eterna. 

Artigos relacionados

À medida que você se aproxima da queda, um cheiro pungente preenche o ar, resultado dos vazamentos de gás natural. Os gases produzidos durante a decomposição da matéria orgânica estão sob alta pressão e são expelidos por rachaduras e camadas soltas dentro das rochas.

Fonte

Comentários

Botão Voltar ao topo