BíbliaEspiritualidadeMundo

Uma data que pouco importa

Uma data que pouco importa

Segundo estudos, a época mais provável do nascimento de Jesus estaria entre agosto e setembro, o tempo das colheitas no Hemisfério Norte.

Até hoje, entretanto, apesar da vaga referência da Estrela de Belém, estimada de forma pluralizada (conjunções planetárias, supernovas, UFOS etc) não existe uma data ou sequer época do nascimento dele, e outros estudos dizem que Jesus teria nascido antes de Jesus… isto é, lá pelo ano 6 ou 7 aC.

A igreja católica paganizou o Natal, associando-o com datas relacionadas ao deus Sol de outras civilizações, porque nessa época do ano, próxima do Solstício de Dezembro (quando a Terra fica mais afastada do Sol, em 21 de dezembro), o Natal entra como simbologia da luz de Deus descendo para iluminar o mundo em trevas.

Ainda que Jesus Cristo não tenha nascido em 25 de dezembro, acredito que a data não importa mesmo, o que importa é que a humanidade se reúna nesse dia (que poderia ser qualquer outro) para celebrar seus ensinamentos de amor ao invés de pensar só em comer, beber e viver o materialismo cultural.

A humanidade sempre marcou datas para celebrar eventos importantes. O Natal convencional, mesmo que isso irrite os fundamentalistas, já criou a sua egrégora crística em dezembro, quando reserva para si a celebração de seus valores essenciais, o que certamente entra em conexão com o Espírito Eterno de Jesus Cristo, que não se ofenderá ao se lembrarem dele em dezembro todos os anos.

Muito melhor do que cultuar Papai Noel e CIA, que também criaram sua egrégora materialista e consumista, infelizmente.

Com toda certeza, essa é a parte ofensiva do Natal, não o fato dele ser celebrado em dezembro, fevereiro ou no mês que tem 37 dias.

Quem comemora o verdadeiro Natal do coração, pode até comemorar todos os dias, já que não existem datas para fixarmos a descida do Amor Maior em nossa vida, que nasceu em carne num dia mas em sentido espiritual é eterno e atemporal.

Quem depende de datas para comemorar Natal, sinto muito, geralmente comemora o falso Natal, aquele do Papai Noel.

JP em 19.12.2023

Comentários

Botão Voltar ao topo