O jovem Rob Antill estava testando seu equipamento e câmera quando observou espirais formadas com pedras e desenhos desconhecidos em um lago de águas geladas.
Símbolos gravados em pedra são muito comuns em Vancouver, mas na maioria das vezes são encontrados em rochas, não debaixo d’água. Certamente existem nas cercanias de lagos e rios, mas quase sempre nas pedras da orla e nas matas.
Os desenhos do lago encontrados por Rob Antill ainda não foram datados, embora certamente venham de rituais de culturas nativas. O que se sabe sobre essas manifestações artísticas na Colúmbia Britânica, onde há registro da atividade humana por 12.000 anos, é que elas estão relacionadas a culturas nativas. A maioria está relacionada com cerimônias que os jovens realizavam, embora existam também algumas que foram marcas associadas a necrópoles.
Por todas estas razões, Rob Antill não esquecerá o dia em que testou pela primeira vez o seu novo drone sobre as águas de um lago glacial. Mas o resultado surpreendeu-o, como surpreende a todos nós, ao descobrir este tesouro inédito que as águas do lago conservaram e cujo significado não é claro.
Modelos com espirais são muito recorrentes em todas as culturas do mundo antigo. Aliás, aparecem também com frequência em padrões crop circle.
Espirais são uma forma de ilustrar o tempo que passa e a evolução que ele programa após cada transformação computada na memória do Universo inteligente.
JP em 13.04.2023