Terremoto (ou sismo) é um termo do Latim “terrae motu” que significa “movimento da terra”. O terremoto é um fenômeno natural caracterizado por um forte tremor de terra resultante de fatores como o encontro de diferentes placas tectônicas (blocos que formam a crosta terrestre), falhas geológicas, ou ainda, atividade vulcânica.
Os moradores de Tucuruí, sudeste do Pará, acordaram assustados na manhã desta quinta-feira (30) é que a terra tremeu por volta de 6 horas da manhã e foi sentido por muitos moradores da cidade. Segundo testemunhas, o abalo veio após um barulho e pode ser sentido por cerca de cinco segundos. Não há relatos até o momento se o tremor causou danos, mas moradores da Vila Residencial da Eletronorte, Matinha, Jaqueira e Centro, disseram ter ficado apreensivos com o evento.
Nas redes sociais, os relatos se espalharam. “Foi uma sensação esquisita. O chão começou a mover embaixo dos meus pés”, contou o morador Clayton dos Santos, que afirmou ter sentido o tremor de baixa intensidade pouco depois das 6 horas.
José Ribamar Ferreira, morador do bairro Jaqueira, relata a mesma sensação. “Eu estava na cozinha quando senti o chão tremer e até pensei que fosse algum caminhão passando na rua, mas não era”, conta.
Na Vila Residencial, muitos moradores contaram que sentiram o tremor um pouco mais intenso. “Mas que bom que foi só um susto”, disse Arnaldo Freitas.
Em 2007, um tremor de terra aconteceu em Tucuruí por volta das 22h40 e durou cerca de 10 segundos aterrorizando os moradores da cidade e arredores.
Na época, a direção da Eletronorte informou que o tremor não chegou a ser medido porque os dois sismógrafos que existem na cidade estavam em manutenção.
Posteriormente, técnicos da empresa e da Universidade de Brasília (UNB) informaram que o abalo havia sido inferior a 4 pontos na escala de medição.
Em 2012 os moradores dos municípios de Baião, Mocajuba e Tucuruí sentiram a terra tremer por oito segundos. Na época, os sismógrafos de Brasília e de São Paulo captaram um tremor de magnitude acima de 4 graus na escala Richter sendo o epicêntro do abalo ocorrido em países como Colômbia, Chile ou Venezuela, que constantemente apresentam abalos semelhantes, devido a formação das placas tectônicas em seus territórios.
A Eletronorte, responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Tucuruí não se pronunciou sobre a possibilidade de o evento ter ligação com a geração de energia.