Mergulhadores finlandeses encontraram um navio afundado magnificamente preservado de quase 400 anos no Mar Báltico.
Os mergulhadores são voluntários — de um time sem fins lucrativos chamado Badewanne que costuma descobrir naufrágios do último século, geralmente da Primeira e Segunda Guerras Mundiais — ficou muito surpreso com a descoberta do navio em excelentes condições do século 17.
Os porões do navio ainda estão cheios de mercadorias
O navio é um ‘fluit’ da Holanda, descoberto próximo a foz do Golfo da Finlândia, no oriente do Mar Báltico. Ele está a cerca de 85 metros de profundidade o que exige mergulhadores experientes e especializados, por ser um mergulho bastante técnico que usa mais de uma mistura de gases em fases diferentes do mergulho.
Foram observados poucos danos causados por redes de arrasto, fora isso o navio parece estar em um estado de animação suspensa, possivelmente por causa de características destas águas que combinam baixa altitude, salinidade, temperatura e luz ideais para que as embarcações fiquem bem preservadas por séculos.
O estado de preservação do navio de cerca de 400 anos é magnífico
Em locais em que a água é mais quente os organismos que degradam a maneira são muito comuns, mas a combinação de fatores do Mar Báltico deixaram esse museu subaquático intacto para nosso deleite e conhecimento.
De acordo com os mergulhadores os porões da embarcação estão lotados de produtos que ainda devem ser investigados. Na época do navio os holandeses eram os maiores navegadores comerciais dessa região.