CiênciaTecnologiaTerra

Tempestade geomagnética poderá causar apagão e prejudicar telecomunicações em breve

Cientistas chilenos alertaram que o fenômeno tem o potencial de provocar um blecaute maciço nos próximos meses

Pesquisadores da Universidade do Chile sugerem que uma tempestade geomagnética iminente seria capaz de gerar um apagão maciço na Terra. Além de falhas na rede elétrica, o fenômeno também poderia derrubar a internet. Em um estudo publicado na revista científica Space Weather, os cientistas alertam que isso pode acontecer antes do que se imagina.

Explosão solar

O fenômeno seria consequência de uma explosão solar, ou seja, a radiação que se propaga do Sol para o espaço. Ao atingir o campo magnético da Terra, essa radiação provoca uma tempestade geomagnética, que são poderosas ejeções de energia. Se a tempestade for suficientemente intensa, poderá interferir no funcionamento normal das comunicações terrestres, bem como na transmissão de energia elétrica.

Segundo os cientistas, um grande evento do tipo poderia ocorrer no curto prazo. “Nossos resultados sugerem que o ciclo solar 25, que acabou de começar e terminaria em 2034, deve ser mais forte do que o ciclo atual. No máximo deve ocorrer entre este ano e o próximo”, disse Pablo Moya, especialista em clima espacial e principal autor do estudo.

A primeira tempestade geomagnética de alta intensidade registrada ocorreu há mais de 150 anos e ficou para a história como o Evento de Carrington. O fenômeno prejudicou o funcionamento dos telégrafos e causou auroras até em regiões tropicais. “Se isso acontecesse hoje, seria muito mais complicado porque causarias falhas na Internet, nos satélites, na comunicação, nos GPS… Cairia a Internet e haveria várias falhas em usinas elétricas que não existiam em 1859″, afirmou Moya.

FONTES

UNIVERSIDADE DO CHILE

******

A Bíblia assegura que o mundo afundaria debaixo de fogo e terremoto,
fora a famosa escuridão de três dias que um apagão dessa proporção ocasionaria,
e a ciência confirma isso a cada dia.

JP em 08.05.2023

Comentários

Botão Voltar ao topo