Uma releitura do famoso quadro de Leonardo Da Vinci “A Última Ceia”, produzida por uma artista pernambucana, foi impedida de ser exibida na exposição “O que te faz olhar para o céu?”, em cartaz no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro até o dia 31 deste mês.
A imagem assinada por Elvira Freitas Lira, natural de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, representa os apóstolos nas figuras de mulheres e pessoas negras. No centro da tela, no lugar da imagem clássica de Jesus Cristo, aparece uma figura feminina, de pele escura, cabelos longos e chagas nas mãos.
A artista fez um desabafo sobre a exclusão de sua tela, sob justificativa de “preservar a imagem da instituição”, da mostra para a qual foi convidada.
“Acho [que a tela foi vetada] pelo fato de ser uma mulher ou um gênero não definido ali no centro. […] Fico indagada porque é um quadro com tantas reproduções dessa cena. Essa obra é uma intervenção numa impressão de quadro da Santa Ceia onde os homens são muito brancos”, comentou Elvira, em entrevista ao g1.
O caso, publicado no blog de Ancelmo Gois no site do jornal O Globo, veio à tona após a artista ser impactada pela controvérsia em torno da paródia da mesma obra encenada na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, no dia 26 de julho, e expor em suas redes sociais o que estava acontecendo com ela.
No lugar da pintura, está sendo apresentada ao público do Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro uma moldura vazia, com a manutenção dos créditos da obra original.
Para ela, entre os motivos que levaram o Centro Cultural dos Correios a retirar a tela da exposição, pode estar o incômodo causado pela representação de Jesus como uma pessoa do gênero feminino; e apontou que outras releituras já feitas fogem do padrão adotado por Da Vinci em sua obra original.
“A exposição conta com vários artistas. Ele [o curador] selecionou algumas obras e depois me informou que a Santa Ceia e mais outras obras não foram aceitas pelo [Centro Cultural dos] Correios de Brasília, para não ‘manchar o nome da instituição’. […] O curador ficou lutando para as obras entrarem. Algumas entraram, outras ele fez num formato de performance; mas a Santa Ceia não teve acordo. Aí o Rodrigo, o curador, teve a ideia da moldura vazia com o título”
Também em contato com o g1, o curador da exposição Rodrigo Franco confirmou que o quadro foi excluído da exposição “O que te faz olhar para o céu?” por “não estar em conformidade com as diretrizes internas” do Centro Cultural dos Correios.
Segundo Rodrigo Franco, a tela foi barrada após as imagens das obras que fariam parte da exposição serem enviadas para a gestão do Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, durante uma conversa sobre a classificação indicativa de idade para acessar a mostra.
Nesta conversa, Franco foi informado que a releitura da Santa Ceia de Elvira Freitas Lira deveria ser submetida a uma avaliação do Centro Cultural dos Correios de Brasília. “(…) eles viram algumas obras e chamaram a atenção e falaram: ‘precisamos submeter isso a Brasília’. Foi nesse momento somente, que não é uma etapa específica, não é uma etapa institucionalizada; fui de forma voluntária e enviei para os Correios”, contou
Rodrigo Franco acrescentou que a concepção das obras de arte escolhidas para exposição faz parte de um contexto cultural e artístico que não é representado apenas por um quadro, mas com toda a narrativa da mostra.
“A obra precisa ser interpretada dentro de um contexto cultural e artístico que é fundamental para a mensagem que eu buscava transmitir para o público, não só com essa obra, mas com a exposição em si. Como ela foi uma análise apenas da imagem, fora de um contexto, acho que faltou essa contextualização para o plano de entendimento da intenção da obra”, explicou Franco.
Mesmo chateada com a situação, Elvira Lira contou ao g1 que preferiu aceitar o cenário e só desabafou sobre caso nas redes após receber mensagens de apoio de pessoas próximas. De acordo com a artista, sua pintura foi inspirada nas diversas obras religiosas com as quais teve contato durante sua infância em Arcoverde, “sem a proposta de causar polêmica”.
“Acho que a minha pintura não tem uma pretensão exatamente política. […] Para mim, minhas pinturas são pinturas de amor. Fiz uma exposição individual em São Paulo, um andar inteiro; essa foi a obra que escolhi para fazer minha única performance na vida. […] Por isso também fiquei triste; porque é uma obra que pretendia mostrar mais, sabe?”, lamentou Elvira.
O que dizem os Correios
O g1 procurou os Correios para saber por que o quadro “A última ceia” foi retirado da exposição “O que te faz olhar para o céu?” e como a decisão foi comunicada ao curador e à artista.
Por meio de nota, a instituição disse que a obra não constava do catálogo apresentado durante a análise inicial e a aprovação do projeto da exposição. Informou também que, após reavaliar o assunto, decidiu providenciar a exibição da tela na mostra.
“Os Correios reafirmam seu compromisso em manter unidades culturais plurais e abertas à comunidade artística, em prol da construção de uma programação eclética, democrática, atrativa e inclusiva para toda a sociedade”, disse a empresa pública, em nota.
Elvira Freitas Lira, no entanto, negou que os Correios tenham entrado em contato para solicitar o envio da tela para a exposição “O que te faz olhar para o céu?”. De acordo com a artista, também não foi mencionado em momento algum, por parte dos Correios ou da curadoria, que a obra teria sido recusada por problemas no catálogo.
O curador Rodrigo Franco disse ao g1 que os Correios entraram em contato com ele para informar que o quadro de Elvira Freitas de Lira foi reavaliado e providenciariam a exposição da obra na mostra, em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 31 de agosto, apenas após o posicionamento da instituição ser publicado no blog de Ancelmo Gois.
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Parece que virou moda adulterar “artisticamente” a Última Ceia de Cristo.
A pergunta que não quer calar: por que a arte woke militante não tenta uma releitura do mesmo tipo com o profeta Maomé?
JP em 07.08.2024