Redefinindo os quatro aspectos fundamentais da Astrologia

Conjunção – Quadratura – Trígono – Oposição

Primeiramente, temos que enfatizar que não existe isso de planeta negativo, planeta mau, aspecto ruim… nada disso. Energias de planetas e aspectos são neutras, e na verdade, não possuem conceito bom ou mau, esse conceito somos nós que lhes atribuimos.
Mas são energias específicas, com direções determinadas, a saber.

CONJUNÇÃO = SOMA
QUADRATURA = REDISTRIBUIÇÃO
TRÍGONO = SÍNTESE
OPOSIÇÃO = EQUILÍBRIO

Vamos analisar cada um deles.

CONJUNÇÃO (0°)
Conjunção é Soma!
A soma é neutra, apenas reunirá os determinados aspectos planetários numa direção/setor do mapa assinalados, fortalecendo este mesmo setor nas realizações marcadas pelo relógio do destino ao posicionar planetas tais em lugares tais.
Indica uma soma de forças, atributos e príncípios planetários em determinado setor a serem aproveitados, explorados, trabalhados.
Neste aspecto da conjunção, realizar é SOMAR!

QUADRATURA (90°)
Quadratura é Redistribuição!
Não é aspecto negativo, como a maioria dos astrólogos interpreta: a quadratura determina quais os atributos planetários que voce deve aprender a redistribuir nos setores indicados. Exemplo: Sol casa I quadratura. Júpiter casa IV: voce tem que aprender a administrar o amor próprio, a realização pessoal, com os valores afetivos da família, aprender a dosar bem um e outro, não deixar o ego e a vaidade pessoal (Sol I) ofuscar ou desprezar o apelo afetivo da família, dos pais etc (Venus IV).
Se voce souber redistribuir bem estes impulsos nos setores marcados por quadratura, eles realizarão trabalho positivo, mudança e construção no destino em curso.
Neste aspecto de Quadratura, realizar é redistribuir!

TRÍGONO (120°)
Trígono é Síntese!
As energias e princípios planetários envolvidos aqui tem poder para sintetizar novos elementos a partir daqueles envolvidos no ângulo triangular, diferentemente dos aspectos da conjunção, onde a soma não sintetiza necessariamente nenhum elemento novo por efeito de aspecto.
Seria o mais divino dos aspectos, com legítimo poder criador.
Um aspecto só será negativo se você não souber lidar com suas energias específicas. Até um trígono pode ser negativo se não for bem aproveitado!
Neste aspecto do trígono, realizar é sintetizar!

OPOSIÇÃO (180°)
Oposição é Equilíbrio!
A oposição não anula um ao outro planeta envolvido, mas mostra situações onde os elementos envolvidos precisam encontrar um meio-termo para funcionarem bem no destino em curso. As forças não se anulam, como muitos julgam, continuam no mesmo lugar até voce avaliar a equilibrar os extremos por elas indicados.
Exemplo: Sol na I oposto a Vênus na VII: precisa equilibrar o amor próprio, a realização pessoal e a ambição do indivíduo com a esfera dos relacionamentos, as parcerias, o casamento, etc.
Um não anula o outro, a menos que voce não saiba dosar os dois pesos nos dois pratos da balança!
Aqui, as forças não se somam, nem sintetizam coisa alguma, apenas te direcionam a equilibrar aspectos extremos e opostos na vida, que aparentemente são inconciliáveis!
Neste aspecto da oposição, realizar é equilibrar!
********************************************

Não existe aspecto bom ou ruim.
Energias e aspectos planetários são neutros.
E serão bons ou maus conforme voce administre ou não suas forças nos momentos da vida.
Se souber como, todos eles oferecerão possibilidades concretas de realização na vida através de quatro mecanismos fundamentais:
Somar – Redistribuir – Sintetizar – Equilibrar.
O problema é que, muitas vezes, em tempos de somar, a gente tenta redistribuir, e em tempos de equilibrar, a gente quer somar, ou em tempos de sintetizar, a gente quer redistribuir.. então as ações do livre-arbítrio não fluem de acordo com os desígnios de cada momento, e as coisas sairão erradas, e acharemos que os aspectos e planetas é que são “maus” ou negativos…

Portanto, é preciso saber trabalhar com as quatro forças, princípios, aspectos, elementos, direções e situações para compor a grande realização prometida pelos arcos e estrelas nas rotas do destino!
Todos, sem exceção, são oportunidades maravilhosas de crescimento, trabalho e realização pessoal … desde que você souber como atuar em cada um deles.

Ps: sêxteis (60°) são um aspecto de trígono diminuído.

********************************************

JP em 06.05.2020

Comentários
Compartilhar