Com o aumento dos preços dos imóveis, ter uma casa próprio é um desejo que se torna cada vez mais longe de se alcançar para muitos, porém uma alternativa mais ecológica pode ser a solução!
E se esse trabalho for feito com suas próprias mãos e pés?
Uma casa COB pode várias tanto de tamanho quanto em detalhes mais ou menos sofisticados, de acordo com o gosto e capacidade de criação da pessoa. O custo do material pode sair por um preço muito mais em canto, aproximadamente 8 mil reais.
Sobre uma lona grossa, acrescentamos terra, areia, palha de capim braquiária, serragem e água. Depois, já descalços, pisamos sobre a massa, dançando, cantando, dando risada, sentindo uma troca gostosa de energia com a terra. Até que a massa fica mais homogênea, macia, no ponto de fazer pãezinhos. É hora, então, de usar as mãos. Com um punhado da massa, vamos moldando os pães e empilhando-os para dar forma à parede.
FÓRMULA PARA FAZER COB
Inicialmente, utilize uma lona grossa para misturar a terra argilosa, areia, e água. Infelizmente não há uma medida exata para essa mistura, pois pode variar do tipo de terra e areia encontrado localmente, porém é algo em torno de 70% de areia para 30% de terra.
Misture a massa até ficar homogênea, em seguida coloque a palha e misture mais um pouco. Quando sentir que a massa está macia, será o ponto de iniciar as paredes, geralmente com espessuras acima de 30 cm, de modo a dar firmeza e resistência as paredes.
O ideal é fazer uma camada de 40 cm de altura por dia, deixando a superfície dessa camada mais úmida, pois assim ela estará preparada para a outra camada do dia seguinte
Aí é que entram os detalhes mais gostosos. Como a parede tem que ser espessa – pelo menos, uns 30 centímetros é possível esculpir nichos para expor livros, artesanato, louça da cozinha ou até servir de armário para as roupas. Também dá para esculpir bancos, sofás, lareiras e aberturas para a luz natural em formatos inusitados, como gotas, flores e estrelas.
Caso você tenha um terreno, e acha que os custos para a construção serão exorbitantes, fica aí a dica! 😉
Imagens: Inspiration Green