ApocalipseBíbliaEspiritualidade

Qual porta é aberta pela Chave de Davi?

Qual porta é aberta pela Chave de Davi?

Antes de mais nada, devemos analisar o simbolismo da expressão dentro do Apocalipse, onde o conceito é emitido.

7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Apocalipse 3: 7-8

A Chave de Davi, mencionada na mensagem do Anjo à sexta Igreja, fala de uma porta que não pode ser fechada por ninguém (ou aberta) a não ser por Deus, e se toda chave abre uma porta, essa chave é o Nome de Deus, mencionado logo em seguida.

Resumidamente, a chave de Davi fala da vida eterna. A porta da ressurreição e do segundo nascimento, o alvo final da carreira de todo cristão que almeja a salvação.

Porque a porta do renascimento é a morte, não a morte comum mas a morte em Cristo, já que a morte fora de Cristo é a segunda morte no abismo do fracasso espiritual.

A Chave de Davi é o Nome de Deus, que concede o mais excelente dos dons, a vida, vida que se faz eterna porque a alma se fez iluminada e a consciência, incorruptível.

Essa declaração que associa vida eterna e o Nome de Deus foi feita por João, o apóstolo da luz:

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
João 1: 1-4

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
João 1: 12-13

Outros elementos do Livro do Apocalipse estendem a compreensão da Chave de Davi, aquela que concede VIDA que somente Deus pode conceder, e nenhum homem ou força do Universo pode retirar (ou conceder).

A começar pela conclusão da mensagem do Anjo à Sexta Igreja, onde tal chave simbólica é mencionada:

12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3: 12

O Nome de Deus é fortemente destacado no final da mensagem, reforçando a sua associação com a Chave mencionada.

A cruz já foi chamada de porta do céu, e a cruz é o símbolo máximo da vida eterna conquistada através da morte em Cristo, cuja menção mais elevada é expressa nos valores da Páscoa, Pesach, Passagem da morte para a vida eterna.

No antigo Egito, os deuses imortais eram portadores do ANKH, aquele símbolo em forma de cruz. E o nome ANKH significa, literalmente, VIDA.

As coincidências não existem, elas apenas celebram a existência de um único conhecimento da luz divina repartido em todas as culturas na antiguidade.

Voltando ao termo CHAVE DE DAVI, eis que este servo de Deus, literalmente amado e amparado pela Graça, se tornou o rei mais destacado de Israel, e seus prodígios já começam na sua vitória contra o gigante filisteu Golias, feito que só pode ser explicado pela intercessão divina.

Foi elevado ao trono e, mesmo tendo cometido pecados graves, como adultério e assassinato, foi perdoado, se tornando o maior rei de Israel e forte referência simbólica da realeza espiritual no Apocalipse, porque Cristo foi seu descendente, da linhagem real da casa de Davi.

Mas a linhagem de Davi se eleva ao patamar da eleição espiritual, quando então ela se torna uma espécie de selo de reconhecimento dos filhos de Deus.

5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
Apocalipse 5: 5-6

Jesus Cristo, o Cordeiro, a raiz de Davi, estirpe sagrada que recebe força especial da Providência Divina endereçada dentro de uma missão específica. Uma chave de graça que concede todo poder, vitória e prosperidade àqueles chamados a reinar com Cristo num reinado atemporal e vasto.

De tal forma que todo herdeiro espiritual se torna também “raiz de Davi”, não importando a sua etnia neste mundo. Porque todo aquele que se liga ao Nome e à Verdade de Cristo se tornará um “descendente de Davi”.

16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
Apocalipse 22: 16

E para concluir a concepção mística da Chave de Davi no sentido da porta da imortalidade, Jesus se define RAIZ E GERAÇÃO de Davi, e somente aquele que sustenta a vida eterna poderá ser, ao mesmo tempo, raiz e geração de sua própria semente, quando então a porta que tal chave abre é aquela que dá acesso à VIDA num plano de atemporalidade.

Porque aquele que nasce de Deus, não nasce de pai e mãe, geração mortal, porém, nasce do espírito que vive para sempre.

Eis a porta que o Nome de Deus abre na vida do verdadeiro cristão. Porque a Vida Eterna é apenas o começo da plenitude dos que resgatam o verdadeiro sentido (espiritual) da sua existência.

JP em 10.06.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo