Mistérios

Pesquisadores descobrem que múmia encontrada não é humana

Cientistas em Israel ficaram chocados ao descobrir que duas pequenas múmias egípcias antigas, que se acredita conterem corações humanos, não eram realmente restos de humanos.

Em vez disso, uma das múmias está bem embalada com grãos e lama e a outra contém os restos de um pássaro que está sem vários órgãos, conforme nos conta a Live Science .

Imagem ilustrativa de um sarcófago.

As múmias estão alojadas no Museu Haifa, em Israel, há cerca de 50 anos, e Ron Hillel, registrador e chefe de gerenciamento de coleção do museu, diz que os registros anteriores “não foram mantidos com a mesma diligência que são agora”. Não se sabe muito sobre eles além de terem mais de 2000 anos.

As múmias foram encontradas enquanto os curadores examinavam sua coleção e determinavam a melhor maneira de preservar cada artefato, diz a Live Science.

Embora os registros notassem que esses dois artefatos continham corações mumificados, os pesquisadores olharam sob os embrulhos e encontraram restos não humanos. Eles então realizaram tomografias computadorizadas para identificar o que estava enterrado nos sarcófagos.

Essas varreduras encontraram uma múmia em forma humana de 45 centímetros de comprimento que foi projetada para se parecer com Osíris, o deus da vida após a morte, contendo lama e grãos.

“Durante os festivais de Osíris que eram realizados, [os antigos egípcios] os produziam”, disse Hillel à Live Science. “Seria uma mistura de argila ou areia com esses grãos, e depois eles mergulhariam na água e os grãos germinariam.”

A segunda múmia tem cerca de 25 centímetros de comprimento e tem a forma de um pássaro para representar o deus Hórus.

A Dra. Marcia Javitt, que ajudou nas tomografias, agora está ajudando a identificar os ossos e tecidos da ave com sua equipe. Ela diz que o pescoço do pássaro está quebrado e alguns de seus órgãos estão faltando, mas são necessárias mais pesquisas para descobrir quais não estão lá.

Hillel diz que o Museu de Haifa pode fazer uma exposição especial para essas duas múmias no futuro. Ele também espera usar radiocarbono para que o museu possa determinar suas idades com mais precisão. 

Comentários

Botão Voltar ao topo