EspiritualidadeHermetismoMistériosPsicologia

Os quatro tipos de pessoas

Os quatro tipos de pessoas

Temos basicamente quatro tipos de seres humanos, conforme o foco de suas ações:

  1. O instintivo
  2. O emotivo
  3. O racional
  4. O espiritual

1

O tipo instintivo é o mais animalesco de todos, porque se comporta mesmo como um animal sem freios, cheios de gula, de fúria e de ira. Se tornam agressivos, exagerados e normalmente possuídos por forte passionalidade.
Seu nível intelectual é extremamente modesto, e raramente refletem antes de agir, controlados totalmente por seus desejos animais.
São pessoas do nível mais baixo de consciência, quase sempre intratáveis, devendo ser evitadas.

2

O tipo emocional vive no ritmo dos próprios sentimentos, o que significa que ele está sempre dentro de um enredo de filme ou novela dramática, cercado por sonhos, crenças e fantasias.
E por isso mesmo, vive se afogando nas próprias emoções negativas, na mágoa, no rancor e desânimo, e uma boa dose de autopiedade (adoram o papel de vítima) o que as torna pessoas de difícil convívio.
Muitas vezes, quando seus sentimentos são recusados, desenvolvem o ódio e se tornam hostis. E dessa maneira, atraem para si os próprios dramas e tragédias de sua vida. Geralmente precisam de orientação psicológica para superarem tudo isso, já que tem a grande tendência de complicar as coisas.

3

O tipo racional tem o centro de gravidade no intelecto, se tornando um mentalista. E para ele, tudo é tema de debate, controvérsia e discurso, quando não perdem a oportunidade de mostrar o quanto sabe diante daqueles que considera intelectualmente inferiores (todos, na maioria das vezes), demonstrando aqui um forte comportamento narcisista.
No final, se tornam pessoas chatas, sempre querendo derrubar os outros com argumentação, o que as isola, já que tendem a ser evitados, porque sua companhia se torna monótona, muito cercada pelos muros dos seus próprios autoconceitos, excessivamente teóricos e pouco práticos.
O melhor a se fazer é deixá-los falando sozinhos.

4

O tipo espiritual é aquele que faz com ALMA todas as coisas, com a vontade no controle dos instintos, das emoções e dos pensamentos, o que significa o tipo mais equilibrado de todos, quando o seu foco não está nem nos instintos, nem nas emoções e nem no raciocínio, mas na consciência que sabe como controlar todos estes agentes de manifestação da alma humana.
Sua paixão se torna força, seu sentimento é um amor constante e sua mente, um vaso receptivo e consciente de sua sabedoria, usando todo o seu conhecimento para cada finalidade e propósito justo.
Grandes realizações esperam pelas pessoas de ALMA nesta vida, porque somente elas conseguem se conectar com Aquele que é Maior do que nós, conscientes que estão de sua condição de Instrumentos da Vontade que as criou.
São estes os seres que verdadeiramente iluminam o mundo.

JP em 21.05.2025

Comentários

Botão Voltar ao topo