BíbliaEspiritualidadeHermetismo

Os impostos, ontem e hoje

Os impostos, ontem e hoje

Segundo relatos da história, os primeiros registros de cobranças de impostos foram de 4000 A.C., documentados em peças de barro encontradas na região da Mesopotâmia.

Nessas peças, foi possível constatar que os tributos exigiam que parte dos alimentos produzidos pela população fosse destinada ao governo.

O que a Bíblia diz sobre os cobradores de impostos?

Os publicanos eram cobradores de impostos para o império romano. Eles eram desprezados pelo povo porque muitos eram corruptos. Jesus foi criticado por conviver com publicanos. Os publicanos cobravam impostos aos seus compatriotas para o império romano.

Quanto ao dever dos impostos, é célebre a citação de Cristo:
“Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

Passagens bíblicas falam do imposto:

Romanos 13:7-8 diz: “Dê a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.”

Contudo, por diversas vezes, os cobradores de impostos eram associados aos piores tipos de ladrões, isso porque, sendo judeus, trabalhavam para os romanos, o que ajuntava ao seu crime, outro crime, a traição.

No entanto, assim que Jesus encontrava um cobrador de impostos pela frente, o perdoava mas o aconselhava a abandonar o ofício, considerado ROUBO na época (impostos exorbitantes que sangravam o povo para manter as regalias dos poderosos romanos).

Caso foi de Levi, cobrador de impostos que Cristo convidou para ser seu apóstolo, mudando seu nome para Mateus.

O nome Matheus tem origem grega e é uma variação do nome Mateus. Ele deriva do termo “Matthaios” e significa “presente de Deus” ou “dom de Deus”.

Uma interessante chave é inserida aqui, porque Levi vivia de cobrar dinheiro dos seus irmãos (o povo de Israel), mas seu chamado por Cristo consistiu na verdadeira dádiva ou presente de sua vida, presente de Deus que nenhum dinheiro comprar nesse mundo.

Desde a antiguidade, os governos criaram uma forma legalizada de roubar o povo. Todo imposto exorbitante que massacra o povo para cobrir as regalias dos governantes é um tipo de roubo legalizado.

E roubo é um dos dez pecados mortais considerados na lista dos dez mandamentos.
O sétimo mandamento.

Cristo foi crucificado entre dois ladrões, o bom e o mau ladrão, o que podemos associar às duas formas de imposto, a justa e a injusta.

A palavra imposto vem do termo IMPOR, OBRIGAR.

E tem muita gente se sentindo livre neste mundo.

Logo logo, vão taxar o ar que respiramos.

A História mundial não passa de uma coleção de erros e acertos acumulados e repetidos pela memória reencarnante da humanidade.
Muito mais erros do que acertos…

JP em 31.01.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo