Espiritualidade

Os Cristos

Ele foi concebido por uma virgem, viveu espalhando harmonia, se destacava entre os demais e tinha poderes paranormais! Provavelmente você pensou em Jesus, porém não é dele que estamos falando agora. Hórus, Krishna, Hermes Trismegisto, Buda, entre outros, todos tem muitas coisas em comum com Jesus.

Jesus Cristo Meditando - To no CosmosMuitos relatos, manuscritos, papiros, foram perdidos com o tempo, outros apresentam inúmeras interpretações dadas por diferentes pessoas, mas vamos aqui considerar algumas delas, não as tendo como verdades, mas sim como opção.

No Hinduísmo, Krishna é o oitavo avatar de Vishnu, o segundo aspecto da trindade Hindu. No Bhagavad-gita, equivalente ao Novo Testamento na cultura hindu, temos o seguinte trecho:

“Eu sou a fonte de todos os mundos materiais e espirituais. Tudo emana de Mim. Os sábios que conhecem isto perfeitamente ocupam-se a Meu serviço devocional e adoram-Me de todo o coração”. (Bhagavad-gita 10.8)

Na Bíblia Cristã encontramos: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6)

Segundo o Bhagavata Purana, Krishna nasceu de uma divina transmissão mental, sem uma união sexual. A semelhança também nos ensinamentos de Jesus e Krishna são vastas.

Horus, Jesus, Krishna - To no Cosmos
As mães e seus respectivos filhos semideuses de diferentes culturas.

Para os hindus, Krishna é equivalente a Jesus para os Cristãos. A palavra ‘Christos’ vem do grego que significa ‘ungido’. A palavra sânscrita ‘Krishna’ significa ‘o todo atraente’. Na Índia quando dizem ‘Krishna’, ainda hoje também uma a palavra ‘Krista’, muito similar com a palavra grega ‘Christos’.

Para Prabhupada, grande líder religioso do século XX, disse que a origem dos nomes são a mesma, e que se alguém ama Krishna, esse alguém deve amar também Jesus porque os dois são os mesmos.

Hórus - To no CosmosNo Egito Antigo temos Hórus, filho de Osíris e Ísis. A figura de Ísis e Hórus teria sido mais tarde incorporada na visão Cristã representada por Maria e o menino Jesus.

O escritor e conhecedor do Antigo Egito, Gerald Massey (1828-1907), escreveu sobre as similaridades encontradas entre Jesus e Hórus, entre elas estão: Nasceram de uma virgem, um anjo anunciou o seu nascimento, a idade do batismo aos 30 anos, entre outras. Claro que há muito debate e contestação sobre as alegações de Gerald Massey.

“Eu sou o que possui o pão em Anu. Eu tenho o pão nos céus junto com Rá (o Deus Sol).”, Hórus.

Assim como Jesus, Hórus teria uma lacuna entre sua adolescência e seus 30 anos de acordo com os hieróglifos já traduzidos.

Na mais remota antiguidade, encontramos ‘Hermes Trismegisto’ (que significa Hermes, o três vezes grande), o pai da Ciência Oculta, da Astrologia, o descobridor da Alquimia. Os detalhes da sua vida se perderam devido ao imenso espaço de tempo, que é de milhares de anos, e apesar de muitos países antigos disputarem entre si a honra de ter sido a sua pátria. Hermes é o nome grego, que para os egípcios ficou conhecido como Thoth.

hermes - thoth - To no Cosmos
Hermes, conhecido como Thoth na cultura egípcia.

Esses são apenas alguns, de vários ‘homens-deuses’ que caminharam pelo planeta e pregaram a mesma mensagem principal. Dentro da própria Bíblia encontramos outras referências a Jesus de Nazaré, como Enoque por exemplo. Enoque foi tentando assim como Jesus, ambos foram levados pelo divino.

O localização geográfica de uma pessoa, a cultura, família, entre outros aspectos, irão influenciar em suas crenças. Talvez seja por isso que há essa vasta gama de semideuses espalhados por diversos cantos do globo terrestre.

Seja através da reencarnação, ou da forma que for, para muitos a pluralidade das existência conforta a alma e ajuda a entender um pouco mais o inteligível.

 

 

“Se alguém ama Krishna, esse alguém deve amar também Jesus porque os dois são os mesmos.”

Essa frase de Bhaktivedanta Prabhupada, merece ser repetida, uma frase que mostra uma imensa humildade e compreensão religiosa.

deuses juntos - to no cosmos

Comentários

Botão Voltar ao topo