Terra

Onda de calor Lúcifer faz temperatura chegar a quase 50°

O sistema meteorológico responsável por provocar a devastadora onda de calor em vários países da Europa nas últimas semanas recebeu o nome de Lúcifer e continua deixando a região em alerta, principalmente em razão dos grandes incêndios florestais. Ontem, a Itália registrou temperaturas extremas, enquanto Lúcifer se move lentamente em direção à Espanha e Portugal.

Incêndios florestais se agravam no sul da Itália
Uma estação medidora próxima à cidade italiana de Siracusa, ao sul de Catânia, no sudeste da Sicília, registrou 48,8°C na quarta-feira, dia 11 e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) verifica se este valor pode ter sido o maior da história de medições da Europa até agora.

A maior temperatura que se tem registro na Europa é de 48°C observado em Atenas, na Grécia, em 10 de julho de 1977.

Depois de um dia escaldante, o fogo se espalhou pelas colinas da pequena cidade e os bombeiros entraram em ação. As informações divulgadas foram de cerca de 300 operações só no período de 12 horas na Sicília e nas áreas montanhosas da Calábria com ajuda de cinco aviões e do exército para combater as chamas. Foram reportadas quatro mortes na Calábria e uma na Sicília.

Palermo e Linguaglossa, nas encostas do vulcão Etna, estão entre as cidades atingidas pelos incêndios florestais.

A onda de calor vem intensificando os incêndios florestais também sobre a Campânia, Puglia, Basilicata e a ilha da Sardenha nos últimos dez dias, mas tiveram a situação agravada esta semana.

Segundo autoridades italianas, a grande maioria dos incêndios na Itália é causada por ação humana, intencionais ou não, e encontram um cenário totalmente propício para as chamas de alastrarem rapidamente.

Os grandes incêndios florestais desta temporada de 2021 aumentaram desde o começo do mês sobre áreas da Turquia, da Grécia e da Argélia, além do sul da Itália e já evacuaram milhares de pessoas. A devastação é avassaladora sobre o meio ambiente e os animais, mas também sobre as moradias, construções e plantações.

As condições desfavoráveis como a vegetação muito seca e os ventos aliados a onda de calor, ainda espalham incêndios, que continuam ativos na Grécia. Na Argélia, o aumento recente dos incêndios foi trágico com pelo menos 69 vítimas fatais, dos quais 28 eram soldados.

Sobre Lúcifer
Os meteorologistas explicam que um anticiclone, ou uma grande área de alta pressão atmosférica, vinda do norte da África está atuando sobre o Mediterrâneo há dias, reduzindo a umidade e impulsionando a forte elevação das temperaturas em países do sul da Europa. O sistema está indo lentamente, agora, em direção à Espanha e Portugal, que também terão aumento das temperaturas.

A previsão também indica que o norte da Itália passará pela onda de calor com aumento da temperatura em Roma. Várias cidades estão sob alerta vermelho para calor extremo.

Fonte

Comentários

Botão Voltar ao topo