Há tempos que as ciências herméticas falam da existência de cinco elementos preenchendo o universo, e o que os antigos chamavam de ELEMENTOS, hoje a ciência chama de ESTADOS DA MATÉRIA, o que, no final das contas, em termos práticos, dá no mesmo.
Fogo (o estado plásmico da matéria, o mais energizado de todos)
Ar (o estado gasoso da matéria)
Água (o estado líquido da matéria)
Terra (o estado sólido da matéria)
A controvérsia sobre o quinto elemento.
Um conceito importado da sabedoria grega, o Éter é considerado o quinto elemento.
De acordo com a ciência antiga e medieval, o éter (em grego clássico: aither, por vezes escrito na forma latina æther e também chamado de quintessência, é o material que preenche a região do universo acima da esfera terrestre.
Como a ciência moderna nunca detectou um éter no espaço (mesmo sendo ele de natureza imponderável) decidiu que ele não existe, embora o meio de propagação da luz e das forças no espaço continue no mesmo lugar de sempre, e ele se chama QUARTA DIMENSÃO).
Mas existe um sexto elemento acima do éter.
Vamos considerar: se o éter ocupa os quatro elementos anteriores, e os quatro elementos são veículos materiais de ENERGIA, em diferentes niveis, produzindo diferentes estados na matéria, e essa fonte de energia procede do quinto elemento ou quarta dimensão que os regula, então, por definição, o sexto elemento cobre todos os anteriores e igualmente os controla e os regula.
O sexto elemento é a MENTE, o pensamento, o que demonstra que o Universo elemental e energético é realmente e sempre foi, consciente.
A mente ou pensamento interage com a quinta dimensão, cobrindo todos os fenômenos das dimensões inferiores.
A mente controla a matéria e a energia, controla os cinco elementos, controla a forma. A energia do pensamento é o sexto elemento, subordinado ao sétimo e último da escala.
O Espírito que produz o pensamento e a palavra criadora a partir da sétima dimensão.
O som ou a vibração primordial, o sétimo elemento, que se torna o primeiro, se invertermos o diagrama da Criação a partir do Criador, fazendo da Mente o segundo elemento, e assim sucessivamente com os demais elementos.
A palavra gera consciência.
A consciência gera pensamento.
O pensamento gera a energia, a forma e a substância.
Energia, forma e substância finalizam o processo.
JP em 29.03.2023