Espiritualidade

O Professor do Tempo – Saturno

Nenhum outro planeta outorga mais maturidade, profundidade, solidez, experiência, sabedoria, força interior e prudência do que Saturno, apesar de sua fama de astro negativo e fautor de coisas desagradáveis.

Saturno tem a fama astrológica de MAU, mesmo sendo um dos melhores professores do destino. Mesmo assim, ele se liga ao raio da morte (lembrando os dois tipos de morte assinalados, a morte por final de um ciclo, e a morte por transformação (voluntária) independentemente de ciclos e forças mecânicas atuando.

Saturno se relaciona a morte pela ação do tempo (ciclo) e todo o efeito da velhice, da decrepitude, do desgaste das energias vitais pela ação natural do tempo (e do uso) e mais ainda, do abuso.

Assim sendo, é sob a influência de Saturno que encontramos os ofícios e assuntos diretamente ligados a morte, como cemitérios, coveiros e funerárias.
Os animais protegidos pelo raio de Saturno são aqueles chamados de necrófagos, que fazem um importante trabalho na natureza de eliminação de restos mortais que, se não fossem por eles tragados, poderiam contaminar sistemas vitais inteiros.

A energia da morte é incompatível com a energia da vida.
Levítico observa isso:

“Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
Levítico 19: 31

Não somente a consulta dos oráculos dos mortos era proibida, mas o contato com cadáveres também, quando se declara que a pessoa ficava contaminada por sete dias, e precisava passar por um processo de purificação.

A morte e os mortos eram devidamente tratados por rituais e celebrações específicas naquele tempo. E conforme a mesma Biblia, os mortos nunca visitavam os vivos, em lugar e tempo algum (exceto nos sonhos), porque eles eram conservados em total sono profundo no Umbral (Salão dos Mortos) até o dia do seu Julgamento, quando então eram conduzidos a reencarnarem (o mito da escolha voluntária foi outra teoria equivocada).

Um projetor astral consciente tem condições de checar tudo isso bem acordado do outro lado. Mas esse assunto é para outro artigo.
Voltando ao tema:

Saturno se relaciona com a morte no sentido do fim do ciclo de vida de tudo o que existe. O corpo envelhece e lhe advém ou a morte natural ou por enfermidades, quando o Anjo da Morte (associado a Saturno) vem lhe visitar, no dia e hora marcados pela grande Lei, quando então, com sua foice afiada, o Anjo de Saturno corta o fio de ligação entre o corpo e a alma (chamado de fio de prata, ou cordão Antakharana).

Quando isso acontece, a energia da vida é rompida e o corpo morre, e entra em estado de decomposição.

Não somente num processo de morte natural ou doença. Uma pessoa que sofre um acidente violento tem, da mesma forma, o cordão rompido ou estilhaçado. Salvo casos muito raros e especiais, quando NÃO ERA A HORA DO DESENCARNE DA PESSOA naquele acidente, ela é poupada.

Esse detalhe nos leva a outro atributo do raio de Saturno: são exímios matemáticos.
Porque Saturno não pode cumprir as ordens do Karma um minuto antes e nem um minuto depois. Tem que ser na hora exata de seus relógios.

Muitas pessoas com dons para a matemática, os números e as finanças nascem sob a influência de Saturno-Capricórnio, porque Saturno se relaciona à poupança de experiências da vida, ao acúmulo de conhecimentos adquiridos por efeito do tempo.

Em valores mundanos, isso se relaciona a dinheiro poupado na forma de riquezas, o que faz aparecer um dos principais defeitos de Saturno-Capricórnio nas pessoas regidas por eles: a avareza, o apego ao dinheiro, a pouca disposição para gastá-lo.

Na influência mais mundana, a pessoa de Saturno tem essa tendência de acumular, de guardar mais do que gastar, por insegurança dos dias adversos. O efeito das experiências negativas torna a pessoa muito prudente, às vezes até demais, trancada no próprio temor das incertezas. O que também se tornará um excesso de postura negativa.

Aliás, Saturno abomina o EXCESSO, seja de qualquer natureza. Ele é implacável contra todo tipo de abuso cometido contra a legalidade das ações e condições do espírito humano em condição humana encarnada. Avaliar os setores onde Saturno se posiciona no mapa é a melhor forma de avaliarmos em que aspectos tendemos ao ABUSO em vidas passadas, trazendo isso na forma de uma conduta inconsciente na atual existência.

Importantíssimo capítulo do autoconhecimento este!

Os ciclos mais poderosos de Saturno são aqueles em que o Astro em trânsito faz conjunção com outros astros do tema natal, e com ele mesmo (o famoso ciclo de 29 anos de Saturno). Mesmo assim, as conjunções ainda são mais poderosas e intensas que os demais aspectos.

Saturno, o reestruturador

Saturno se liga às estruturas das coisas. Na parte física, por exemplo, o esqueleto do corpo humano é regência de Saturno. Pessoas com debilidade deste raio no mapa tendem a sofrer de ossos fracos, problemas de juntas, reumatismo, etc.

Na parte psicológica, Saturno lida com as estruturas da nossa mente, da nossa consciência, com base nas experiências acumuladas. É o seu campo de ação.

O TEMPO é o símbolo maior de Saturno. Porque é o TEMPO o seu elemento de reestruturação de tudo a partir da raiz, da base, do apoio de sustentação. Dai o motivo de seus processos serem lentos. Saturno nunca teve pressa. Ele sempre espera pelo momento certo de agir. E age mesmo, sem qualquer apelação que mude sua direção.


Só uma coisa muda a direção do raio de Saturno: as mudanças reais com base em feitos concretos. Teorias e rezas não o convencem. Se os erros prosseguirem, nenhum teatro de lágrimas nos libertará do Senhor do Tempo que traz as duras provações.

O tempo consolida tudo. O tempo nos fortalece, isso quando vencemos as provas do tempo. Caso rejeitemos essas provas, as fraquezas recorrentes só acumularão sofrimento postergado para o futuro nos registros kármicos de nosso passaporte pessoal nesta Terra.

Saturno é o planeta que se opõe ao Sol em significado e conceito geral.

O Sol irradia de forma abundante, mas Saturno limita, conserva, economiza.
Em tempos de Saturno realizando trânsito importante, temos que ser ECONÔMICOS EM TUDO. Em dinheiro, em energia vital, em aberturas ao mundo.
Saturno sempre pedirá prudência, introspecção e avaliação profunda e demorada, quando interagir com outros setores por ele visitados.

O metal regido por Saturno é o chumbo, o mais pesado dos metais naturais. E o metal que é tão denso que serve para proteção contra radioatividade. Saturno age sobre a densidade, sobre a raiz das coisas, a estrutura invisível. Os fundamentos da própria matéria, e pode estar certo, quando ele destrói, é para reconstruir.
Quando ele “mata”, é para trazer vida nova.

Quando ele colhe, é para preparar no longo inverno a maturação das novas sementes para a próxima primavera.

Sua influência busca a solidez, a maturidade, a concreticidade, a base firme da casa que construímos, a casa psicológica firme e forte contra as tempestades da vida. Saturno pretende assim transformar todas as nossas fraquezas em forças, garantindo a estabilidade.

Mas ele também tem suas fraquezas, ou melhor, não Saturno, mas pessoas por Saturno influenciadas de forma negativa, tornando-as duras, emocionalmente insensíveis e impenetráveis, cruéis, mesquinhas, avarentas, egoistas, severas demais com os outros.

O raio superior de Saturno nos torna perspicazes, inteligentes, prudentes, maduros, sérios, resistentes, responsáveis, trabalhadores infatigáveis, lutadores incansáveis. E professores de toda escola da experiência, geralmente associada a ancianidade (o que nem sempre corresponde a realidade, porque o tempo por si, sem as devidas decisões de mudanças conscientes, não melhoram ninguém, o que explica porque temos tantos anciões de mau-caráter por ai).

Saturno é o astro do trabalho sacrificado e da disciplina espartana. Este é um dos seus maiores trunfos, por meio do qual se torna independente. E um dos seus símbolos é a cabra da montanha. Ela simboliza a lenta ascensão, merecida por todos os nossos esforços.

Condutas de excesso e extravagância muitas vezes denotam uma psicologia de estrutura fraca, fraca aos apelos dos seus instintos, de sua natureza carnal ilusória, que intepreta que estamos aqui nesse mundo apenas para gozar a vida e desfrutar abusivamente de prazeres… não é assim que funciona. Para cada abuso cometido, Saturno planta o karma de uma doença no nosso corpo físico, e que, dependendo da situação, de como a pessoa não conserta isso, esse karma será levado para vidas futuras, e a criança renascerá com defeitos congênitos e disposições para doenças crônicas justamente naqueles setores onde cometeu abusos em vidas passadas. Tudo porque Saturno transfere os aprendizados não completados numa vida para vidas seguintes, e o pior de tudo, em lances cada vez mais dificultados.

As lições de Saturno costumam ser muito demoradas, tudo porque ele deseja alcançar a raiz nas nossas transformações… ele deseja alcançar nossos fundamentos frágeis, colocando em seu lugar a rocha sólida do auto-controle. Nada mais abomina Saturno do que pessoas fracas, descontroladas e entregues a todo tipo de abuso, desregramento e agressão contra si e contra os outros em nome de suas fraquezas expostas.. muito sofrimento será computado aqui pelos Anjos de Saturno, que são impassíveis no sentido de rogos de perdão ou clemência. Eles julgam pelos fatos.
E ante aos fatos não existem argumentos.

Toda resistência ou vacilação diante das lições do tempo resultarão em multiplicação dos sofrimentos, baseados na lei de causa e efeito, outro nome para Karma.
O que o tempo não puder nos ensinar, nada mais poderá.

O Universo conspira para nos libertar de qualquer forma de dor, mas enquanto o homem for escravo de suas fraquezas e prisioneiro de suas ilusões, e recusar-se a abandonar estes estados doentes de alma, será abordado por um sofrimento ETERNO que durará o mesmo tempo da sua rebelião contra a Lei Cósmica que Saturno, como as demais potências do Universo, cumprem. E obedecem. E nos ensinam a obedecer também…

A FOICE no símbolo astrológico de Saturno é intencional, representando o ceifador do tempo. O que plantamos, colhemos, tanto bons como maus frutos, e são os ciclos de Saturno que pontuam os tempos de colheita na nossa vida, de acordo com os setores visitados.


O ciclo mais forte é aquele que cumpre uma órbita do planeta, a cada 29.5 anos, e 58 anos, e 88 anos aproximadamente (limite três ciclos completos).
Três ciclos de Saturno correspondem a praticamente um ciclo de Urano (84 anos), que computa um período de vida longa e bem vivida em termos de experiências acumuladas, que é o campo de ação do aprendizado de Saturno.

CAPRICÓRNIO, de Johfra

Esta tela demonstra as virtudes do Velho (outra representação do tempo, sobre o qual Saturno governa). E este tempo pode ser analisado no ciclo de vida desenhado na periferia da pintura, da criança que nasce ao velho centrado na base da montanha.

A imagem expressa a solidez construida na escalada cheia de sacrifícios e aspereza. Bem como as lições de Saturno, nada facilitadoras. Mas muito exigentes.

O homem à direita esmaga a serpente das ilusões, cheia dos venenos das fraquezas carnais que controlam sua mente em eterno estado de fraqueza e ilusão.

O menino da esquerda, imitando Hércules, esmaga as duas serpentes nas mãos, sob o mesmo simbolismo. E pisa no jacaré ou crocodilo, um símbolo egípcio que significa o CAOS, A CONFUSÃO, A DESORDEM. Saturno-Capricórnio se encontra no controle de si mesmo. E por isso, conquista a verdadeira força.

Toda verticalização é um atributo saturniano. Um resultado do esforço lento, paciente, calculado, que resulta num trabalho duradouro. Numa colheita promissora, e numa sabedoria eficiente. Essa é a mensagem da pintura esotérica de Johfra.

Devemos aprender a contar o nosso tempo não pelas horas que passam e sim pelas coisas boas que realizamos na vida. Quem conta o tempo no relógio apenas espera em vão por nada, mas quem conta o tempo praticando o bem, simplesmente constrói o Melhor da Vida. Essa é a semente do Destino em nossas mãos. E o tempo é o chão onde você planta … ou não!

Os ciclos de Saturno, crises e provações

Ciclos de Saturno trazem crises que sempre articulam provas em nossa vida, todas elas baseadas em antigos erros e desvios de conduta ainda não removidos de nossa psicologia e que, por isso mesmo, podem recorrer a qualquer momento. Mesmo que esses erros tenham sido esquecidos, eles jazem na mente em formato de MEMÓRIA, E QUANDO AS SITUAÇÕES se repetirem, a tendência de repetirmos os mesmos erros no passado também surge. E é aqui que entra a lição de Saturno. Para tentar nos desviar.., de nós mesmos.

Os ciclos de Saturno revisitam esses setores equivocados da nossa consciência repetindo as mesmas situações do passado que produziram aqueles erros. Tudo para nos oferecer oportunidades de correção, reestruturação e crescimento. Caso contrário, não teríamos como nos libertar destes erros (se não fôssemos repetidas vezes testados) e o resultado disso seria a matemática transmissão do karma acumulado para futuras existências.

Mas o que Saturno puder resolver nesta vida, ele o fará, usando os ciclos para atuar pontualmente!
Se essas provas são vencidas, isso demonstrará a Saturno que os erros foram superados, e que a nossa consciência aprendiz está pronta para saltar ao nível superior.

No entanto, se os erros se repetem nos mesmos cenários e situações que os provocaram no passado, o Karma dobra sua medida e tudo se complica ainda mais. A dor tenta nos ensinar mas não nos obriga a mudar. E as provas vão ficando cada vez mais dolorosas e cada vez menos libertadoras.

Toda crise de Saturno tem uma proposta de superação, nos tornando conscientes dos erros do passado e assumindo atitudes diferentes diante de situações repetidas por ele, Saturno, agindo nas espirais do tempo e do karma (registros de tudo).

Por isso, ele nos submete a repetidos testes, como um professor para avaliar a conduta do aluno. E esse mesmo professor produzirá as provas tantas vezes quanto necessário até que o aluno tire a nota positiva que o habilite ao nível superior de aprendizado.

Podemos ter esquecido os erros, mas Saturno nunca se esquece deles.
O tecido do karma registra o nosso passado, e quando os ciclos se repetem, esses mesmos ciclos reativam esses registros, e os cenários do passado se repetem no presente. E se não houver auto-observação e um mínimo de consciência de autoconhecimento, cairemos nas armadilhas do tempo, repetindo tudo. E lá vem o sofrimento outra vez.

Buda dizia que a ignorância é a causa do sofrimento. E essa afirmação é totalmente relacionada aos processos envolvendo os ciclos de Saturno.

Neste sentido, o planeta Saturno comporta o raio da Instrução da nossa alma, o velho professor de dores, o ancião do tempo, o mestre da sabedoria… o Senhor da Experiência.

Como numa escola, são as provas que nos graduam para os níveis superiores. Enquanto erramos nas provas, não poderemos passar para os níveis mais altos do aprendizado. A vida é repleta de provas, mas ao falharmos, repetimos a VIDA LETIVA para uma futura encarnação…

A proposta de Saturno é sempre para o tempo presente.
Mas se falhamos no tempo presente, ele tem toda a eternidade para continuar nos educando pela repetição que traz privação de liberdade e dor por efeito…

O professor Saturno é preciso em cada movimento, em cada cena, em cada situação, principalmente naquelas onde detectamos repetições e sincronicidades, uma de suas assinaturas de reconhecimento. É preciso estar atento e alerta a todas as suas lições, ser vigilante como quem não dorme durante a lição, e principalmente, durante a provação.

Coisas que somente o tempo concerne: a entrega da maestria ao vencedor.
E uma vez que a causa é removida (erros), os efeitos são apagados automaticamente (Karma reescrito).

O diploma de Saturno é a Sabedoria por meio da Experiência.
Só a experiência não verte sabedoria. É como a teoria sem a prática.
É como a ciência sem consciência, sujeitas ainda a falhas.

Só o conhecimento da Verdade nos liberta de nós mesmos.
E o ofício do professor do tempo é tentar nos mostrar essa Verdade que nos falta conhecer.
Porque só a verdade transcende o tempo.
Enquanto o ego nos move, somos prisioneiros do tempo.
A eternidade é um atributo da consciência desperta que se fez livre das ilusões do tempo.


JP em 01.10.2021

Comentários

Botão Voltar ao topo