A Crônica da Geórgia é um monumento localizado perto do mar de Tbilisi, criado por Zurab Tsereteli em 1985, mas nunca foi completamente terminado.
Tbilisi, a capital da Geórgia (Europa oriental), parece ter saído diretamente das páginas de um livro de conto de fadas gótico. Um vale profundo serve de cenário para as torres em cores vivas, as ruas de paralelepípedo e a florescente cena artística.
O espírito hospitaleiro dos georgianos está presente nos restaurantes contemporâneos e tradicionais que servem os pratos típicos favoritos dos moradores locais.
Tbilisi está cheia de paisagens incríveis, mas um lugar que você não quer perder enquanto visita é definitivamente o Stonehenge de Tbilisi, que pode ser encontrado no Monte Keeni, perto do Mar de Tbilisi (na realidade este é o Lago de Tbilisi, mas as pessoas o chamam de mar por causa do seu tamanho).
O autor do monumento
O autor deste monumento é Zurab Tsereteli. Ele nasceu em 1934.
Formou-se na Academia de Artes de Tbilissi. Atualmente, Zurab Tsereteli vive e trabalha na Rússia, e suas esculturas podem ser encontradas em todos os continentes.
Zurab iniciou a criação da “Crónica da Geórgia” em 1980.
Este é um monumento que é criado a partir dos pilares das pedras. Nele se reflete uma linha do tempo da história da Geórgia. Os pilares da história da Geórgia estão orgulhosamente de pé e com vista para o Mar de Tbilisi.
Deste lugar, você pode realmente apreciar as magníficas vistas do Mar de Tbilisi e as belas vistas de Tbilisi – até onde seus olhos podem alcançar.
O Monumento (Stonehenge) conta-nos a história das diferentes épocas.
No Stonehenge, você pode ver os reis da Geórgia e as pessoas que contribuíram para a história da Geórgia. Lá você pode ver a cruz de São Nino e o ciclo de vida de Jesus.
Partes da literatura georgiana, tais como “A tortura de Shushaniki” (século IV), também são mostradas nos pilares. Além disso, sobre ela, você pode encontrar diferentes cenas de celebração. Vários feriados estão profundamente gravados nas culturas georgianas, como Khareba, Páscoa, Pentecostes, uma festa da Transfiguração, e muitos outros.
A visita a Tbilisi Stonehenge traz grandes emoções não só para os georgianos, mas também para os convidados. Eles estão sempre muito entusiasmados com este lugar.
Há a pequena igreja de Santa Maria nas proximidades. Esta igreja recebe a atenção dos visitantes imediatamente. Os seus belos frescos são feitos de esmalte vítreo. A arte do esmalte vítreo georgiano começou em tempos antigos, e é famosa pela sua variedade de cores. Olhando para eles, você vai sentir o verdadeiro espírito georgiano.
O que é mais sobre o monumento é que ele está atualmente em construção, pois precisa de alguma ‘reabilitação’. No entanto, o número de visitantes está a aumentar de dia para dia. Este lugar faz-nos sentir que a história está viva e que nunca será esquecida.
JP em 15.08.2022