A caverna do Olho de Deus na Bulgária
A Bulgária abriga uma das cavernas mais inusitadas do mundo –a Prohodna Cave. Por conta de seus dois grandes “olhos” no teto, a atração também é chamada de “Olhos de Deus” ou “Olhos do Diabo”.
A Prohodna Cave é a caverna mais famosa e facilmente acessíveis do país. Localizada na região de Lukovit, a atração natural fica á pouco mais de 100 km da capital Sofia.
A caverna é uma ponte de pedra natural de 262 m de comprimento. Tem duas entradas –uma grande e pequena. Um caminho que começa na pequena entrada de aproximadamente 35 m de altura atravessa a caverna e sai pela grande entrada (o maior arco da caverna na Bulgária –45 m).
A Prohodna Cave é naturalmente iluminada graças às suas grandes entradas e pelas duas fendas naturais no teto. Esses orifícios são tão precisos o que torna a caverna única. Situado ao lado um do outro e com formas similares em forma de amêndoa, os orifícios da caverna têm semelhança impressionante com os olhos gigantes que parecem estar olhando para os visitantes.
Não é por acaso que as pessoas locais às vezes se referem a eles como “Olhos de Deus” ou “Olhos do Diabo”. Visto de um ângulo específico, eles até se parecem com um rosto que olha para baixo, e quando está molhado, parece que eles estão “chorando”.
As pessoas que testemunham esse fenômeno natural ficam surpresas e um pouco excitadas –a incrível simetria e a localização dos poços da caverna preenchem um com admiração e uma sensação de mística. A caverna foi declarada patrimônio natural em 1962. Vários filmes búlgaros e estrangeiros foram filmados lá. Um deles é “Time of Violence”, 1987.
Escalada e bungee jump
A Prohodna Cave é muito utilizada para quem gosta de adrenalina. Os saltos de bungee jump são feitos a partir da grande entrada. O local também abriga rotas de escalada esportiva divididas em vários setores. O seu nível de dificuldade varia, mas são considerados alguns dos mais difíceis da Bulgária.
O complexo de Prohodna Cave também dispõe de espaço para acampamento, mas é preciso fazer reserva com antecedência.
A caverna está aberta para turistas durante todo o ano. Não é necessário um guia. Nos dias de inverno frio, é aconselhável que os visitantes se preocupem com os blocos de que se formam no teto e em torno dos orifícios das cavernas e da superfície escorregadia.
Tônocosmos 15.11.2024