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O Espírito de Deus vem do Oriente

O Espírito de Deus vem do Oriente

O Oriente é, liturgicamente, na direção do altar, esteja ele de frente para o verdadeiro Oriente ou não. Em uma igreja tradicional, “construída do zero”, o altar sempre fica ao Oriente; em nosso mundo moderno, onde existem muitos edifícios que são modificados para serem usados para adoração, às vezes não é possível que o altar fique em direção para o verdadeiro Oriente.

Virar para o Oriente é uma tradição antiga, fundamentada nas informações sobre a Segunda Vinda, primeiramente descrita pelo Senhor, e depois repetida por um anjo assim que os discípulos haviam acabado de ver o Senhor subir ao céu:

“Pois assim como o relâmpago parte do oriente e brilha até o ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24, 27).

“E estando com os olhos fixos no céu enquanto ele subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram junto deles. E lhes disseram: ‘Homens da Galileia, por que estais aí a olhar para o céu? Este Jesus, que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá, do mesmo modo como o vistes partir para o céu’” (Atos 1, 10-11).

Acredita-se que nosso Senhor ascendeu no Monte das Oliveiras, e quando Ele voltar, Ele virá em uma nuvem no Oriente.

Portanto, colocamo-nos em direção ao Oriente quando rezamos.

Existem outras referências bíblicas importantes ao Oriente.

Os reis magos viram sinais do nascimento iminente de Cristo do Oriente:

“Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos sua estrela no oriente e viemos homenageá-lo’” (Mateus 2, 1-2).

Ezequiel viu a “glória do Senhor” ao encarar o Oriente:

“A glória do Senhor chegou ao Templo pelo pórtico que dá para o Oriente” (Ezequiel 43, 4).

Os judeus e a porta leste durante sua adoração:

“Sempre que o príncipe oferecer um holocausto voluntário ou um sacrifício de comunhão ao Senhor, abrir-se-lhe-á a porta que dá para o Oriente, e aí oferecerá o seu holocausto e o seu sacrifício de comunhão, conforme costuma fazer no dia de sábado” (Ezequiel 46, 12).

Os padres têm muitas referências à oração voltada para o Oriente (veja adiante um trecho do texto de São João de Damasceno a respeito disso).

Quando as pessoas rezam, todas rezam juntas. Somos todos filhos de Deus. Quando o pastor ensina, ele se volta para o povo. Esse também era o caminho judaico; o culto cristão é inerentemente judeu.

Outra referência interessante também aparece no Êxodo de Moisés:

“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.”
Êxodo 14: 21-22

A respeito da Adoração em Direção ao Oriente por São João Damasceno, livro IV, capítulo 12

Não é sem razão ou por acaso que adoramos em direção ao Oriente. Mas, vendo que somos compostos de uma natureza visível e invisível, ou seja, de uma natureza em parte de espírito e em parte de sentido, prestamos também uma dupla adoração ao Criador; assim como cantamos com nosso espírito e nossos lábios corporais, e somos batizados com água e Espírito, e somos unidos ao Senhor de uma maneira dupla, sendo compartilhadores nos Mistérios e na graça do Espírito.

Visto que, portanto, Deus é luz espiritual, e Cristo é chamado nas Escrituras Sol da Justiça e Primavera do Dia, o Oriente é a direção que deve ser atribuída à Sua adoração. Pois tudo de bom deve ser atribuído a Ele, de quem tudo de bom surge. De fato, o divino Davi também diz: Cantai a Deus, vós, reinos da terra: cantai louvores ao Senhor; àquele que lança sobre o céu dos céus para o Oriente.

Além disso, as Escrituras também dizem: E Deus plantou um jardim a leste no Éden; e ali pôs o homem a quem havia formado; e quando transgrediu o seu mandamento, expulsou-o e obrigou-o a habitar contra as delícias do Paraíso, que claramente é o Ocidente.

Então, adoramos a Deus buscando e lutando pela nossa antiga pátria ao Oriente.

Além disso, a tenda de Moisés tinha seu véu e propiciatório para o Oriente.
Também a tribo de Judá, como a mais preciosa, montou seu acampamento no Oriente.

Também no célebre templo de Salomão, o Portão do Senhor foi colocado para o leste.

Além disso, quando Cristo estava pendurado na cruz, seu rosto estava voltado para o Ocidente, e por isso adoramos o Espírito na direção do leste.

E quando Ele foi recebido novamente no Céu, ele foi levado para o Oriente, e assim Seus apóstolos O adoraram, e assim Ele voltará da maneira em que eles O viram indo para o Céu; como o próprio Senhor disse: Como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim também será a vinda do Filho do Homem.
Assim, então, na expectativa de Sua vinda, adoramos em direção ao Oriente.

Mas essa tradição dos apóstolos não é escrita. Pois muito do que nos foi transmitido pela tradição não está escrito.


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