Qual é o eclipse mais raro?
Considerado mais raro, um eclipse solar híbrido (uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra) está previsto para esta quinta-feira, 20.
Você sabe o que é um eclipse híbrido?
Um eclipse solar ocorre quando a Lua transita entre a Terra e o Sol lançando uma sombra no planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar.
Existem três tipos mais conhecidos desse fenômeno: parcial, anular e total. Mais raro, no entanto, um quarto padrão, chamado eclipse solar híbrido, sem dúvida é o mais intrigante, espetacular e interessante deles
O eclipse híbrido combina um eclipse anular visto de alguns pontos da Terra e um eclipse total a partir de outros, a depender do horário do dia.
Esse fenômeno ocorre quando a distância da Lua está perto de seu limite para a sombra atingir a Terra, a depender do grau de inclinação da órbita lunar.
O próximo eclipse solar híbrido ocorre em 20 de abril de 2023, amanhã, .
Ele fará a transição de anular para total e o movimento inverso em somente dois locais muito remotos no mar. Assim, na prática, o fenômeno será exclusivamente experimentado como um eclipse total da Península de Exmouth, na Austrália Ocidental (até 1 minuto), Timor-Leste (1 minuto e 14 segundos) e Papua Ocidental (1 minuto e 9 segundos).
Os eclipses híbridos são raros. Durante todo o século 21, apenas 3,1% (7 de 224) dos eclipses foram híbridos.
O último eclipse desse tipo aconteceu em 2013, e o próximo está previsto para 2031.
Mas a raridade desse eclipse de amanhã aumenta devido ao fato de que o Sol vai entrar ao mesmo tempo no signo de Touro, praticamente às mesmas horas em que o eclipse atinge o seu ápice!
O Eclipse Solar Híbrido de 20 de abril de 2023 terá início à 01:36 UTC e se estende até 06:59 UTC (horário internacional do dia 20 de abril). Já considerando o horário de Brasília, o eclipse solar híbrido terá início no dia 19 de abril às 22h36 BRT, terminando às 03h59 BRT (já do dia 20).
E o Sol entra em Touro pouco antes das 6 da manhã, horário de Brasília.
JP em 19.04.2023