O Ciclo solar maia de 20 anos – a transformação da consciência

Chamado de Katun, este período de 20 anos possui uma nota de transformação solar.
Aliás, o mês solar do calendário maia, chamado uinal, dura 20 dias, e notamos aqui o número 20 relacionado à tônica solar na compreensão de tempo deles.

Um katun (em maia k’atun) ou ciclo katun é uma unidade de tempo do calendário maia equivalente a 20 tuns ou 7 200 dias, ou to 19,713 anos tropicais. Corresponde ao segundo dígito das datas normais da contagem longa maia.

Note o valor de 7.200 dias, cruzando-se com o número-mestre da Cabala, o arcano 72, em culturas tão diferentes e distantes entre si, a cultura maia e a cultura dos hebreus.

Cruzando isso com o Livro do Taro, eis que o Arcano 20 tem a mesma sugestão, porque é chamado de O Julgamento (ou Ressurreição) quando vemos um Anjo solar tocando a trombeta e fazendo despertar os mortos.

Na Astrologia convencional, o ciclo mais conhecido é o ciclo de Saturno, que dura entre 29 e 30 anos e entra em cena par cumprir um tempo de colheita e realinhamento kármico na vida da pessoa. Grandes coisas costumam acontecer nessa faixa de idade, e geralmente são associadas ao karma de vidas passadas: encontros, doenças, trabalho, qualquer coisa de importante que entre em cena nessa época da vida, tem conexão kármica direta com vidas passadas).

Já o ciclo solar de 20 anos revela um período de transformação completa. Não somente a partir da data de nascimento, mas podemos contar esse ciclo a partir de qualquer data que marque um evento importante na nossa vida, como um casamento, trabalho, qualquer coisa que se comece de muito importante e corra no tempo 20 anos a frente.

Uma pessoa de 60 anos terá enfrentado dois ciclos de Saturno e três ciclos solares (2×30 = 3×20 = 60 anos).

Sol e Saturno sao princípios astrológicos opostos, e enquanto o Sol pode ser considerado o semeador da energia das ações, Saturno é o ceifador do tempo (Karma).

No mesmo Livro do Taro, o arcano 10 seria a referência saturniana do tempo como ceifador das ações solares.
A roda que gira e volta para o mesmo lugar.

O jovem que realiza ações imaturas em sua pouca idade, julgando que o tempo não lhe voltará um dia, quando mais idade ele tiver, com todas as consequências dos seus atos. O tempo é curvo, isso nos ensinou Einstein. Não somente o espaço e curvo, mas o tempo também é. E sendo curvo, traz o retorno das ações solares debaixo de uma afiada foice.

Ações positivas trazem karma positivo.
Ações negativas trazem dor. Karma negativo.

A única forma de acumular karma positivo e evitar karma negativo é pelo cultivo de ações positivas.
Porque as ações de cada novo dia debaixo do Sol tem poder para imprimir no tecido do espaço-tempo aquelas marcas permanentes que o raio curvo de Saturno fará voltar nas nossas vidas.

O interessante aqui é saber usar a energia poderosa do raio solar baseado na unidade 20 (20 dias a curto prazo e 20 anos a longo prazo) para extrair notas de transformação real da consciência, porque o Sol na Astrologia é o dinamizador da consciência. Nossa alma encarna debaixo do signo ocupado pelo Sol no dia do seu nascimento, e nossa consciência será filtrada através dos vidros daquele signo, temperamento, aparência, forma de pensar, sentir e agir.
Isso é um fato.

Agora, considerando a unidade 20, são coordenadas solares que transformam nossa consciência.

O eixo central do Zodíaco está na oposição Sol-Saturno, o princípio vital e consciente versus o princípio material e temporal. E sua régua proporcional se estabelece na razão 3:2.
Em três medidas o Sol semeia vida e ideias, e em duas medidas o tempo colherá tudo o que essa vida e ideias plantar no terreno das ações. Isso pode ser aplicado na contagem semanal, por exemplo.
Deus criou o Universo em seis dias simbólicos.
Três medidas solares para duas medidas de Saturno.
E zera tudo no sétimo dia, para continuar novo ciclo no Domingo seguinte, dia do Sol, primeiro dia (porque Sábado é o dia de Saturno, e seu significado é sétimo dia).

Dou o meu exemplo.

Foi num mês de julho de 1999 que comecei a estudar crops circles, e ano passado, 2019, eu completei 20 anos de árduo trabalho, e posso assegurar, esse trabalho transformou por completo a minha consciência, e para melhor.
Muito , mas muito mesmo, eu agreguei para mim decodificando todos estes símbolos, em cadeia complexa integrada, debaixo do conhecimento dos arquétipos e dos valores da sabedoria antiga.

E posso considerar como frutos positivos das minhas ações neste domínio crop circle, todos os contatos conscientes que realizei aqui, usando o argumento das mensagens crop circle!

Foi um tempo (20 anos) de poderosa transformação da consciência.
Tudo debaixo do Sol que ilumina cada novo dia dos nossos passos e escolhas em determinada direção.

E em 7.200 dias, sua consciência será transformada pelo poder do Sol vitalizando cada uma das suas ações acumuladas.

Essa é uma forma maravilhosa de se compreender o tempo como artífice de consciência, conforme nossas escolhas debaixo do ritmo das estrelas… nossas melhores escolhas!

JP em 21.08.2020

Comentários
Compartilhar