Espiritualidade

O cérebro gera o pensamento ou o pensamento gera o cérebro?

Parece uma proposição estranha, mas não é.
A ciência moderna acredita que tudo o que pensamos e sonhamos, mesmo enquanto dormimos, não passa de produtos de reações bioquímicas fluindo em transmissões nervosas em nosso córtex cerebral.

Para ela, o cérebro gera o pensamento.
Mas como existe uma alma, o cérebro deixa de ser o ator principal aqui, se tornando o coadjuvante.
Porque a alma pensa e o cérebro então capta e transmite essa informação da alma para a estrutura mental e nervosa em nosso corpo físico.

O cérebro não é e nunca foi o gerador da consciência, mas o receptor e transmissor dela.
Pense numa antena que recebe os sinais de uma fonte e os devolve para a televisão ou o seu celular.
O sinal não foi gerado nem na TV e nem no celular, mas transmitido para eles.

Essa é a exata disposição das coisas.
Temos uma alma encarnada que pensa e tem consciência, e envia seus sinais e informações para o cérebro, que foi construído dentro do corpo físico como um receptor de sinais, e não gerador.

Essa pequena mudança de compreensão do fenômeno consciência e também, do fenômeno vida, mudaria todos os rumos da ciência, saindo da especulação cega e entrando na verdade dos fatos.

Porque a vida também NÃO É GERADA NO CORPO, mas recebida por ele.
A alma gera a vida e a consciência, e tanto o cérebro como o corpo físico por inteiro foram criações da Natureza aparelhadas para receber e manifestar essa vida e consciência no mundo material.

Isso significa que a alma ou espírito em nós é que construiram o corpo e o cérebro com capacidade de manifestar seus atributos no mundo material.
O pensamento gerou o cérebro, a vida gerou o corpo,
nunca o contrário!

O que significa, aliás, que a alma, nem a vida que há nela, e nem a consciência que há nela, são desse mundo material.
Estão nesse mundo mas não são desse mundo que, aliás, limita demais sua plena expressão em termos de origem e poder total que lhe assiste em outros planos e dimensões superiores a este.

E se considerarmos que a alma é criação de Deus, ela também não é, expressamente, a origem e a fonte da consciência e da vida, mas também, uma entidade que a recebe e a transmite de uma fonte ainda superior a ela, que é o Criador, a Entidade Absoluta e Incriada…

A Metafísica aqui vai muito além da Física…

JP em 07.08.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo