Novo recorde de calor em 2020 e DF pode entrar em alerta vermelho

O recorde de temperatura registrado pelo segundo dia consecutivo foi aferido em Águas Emendadas, em Planaltina. O número empata com o quarto lugar da lista de dias mais quentes da última década no DF

O fim de semana na capital federal se mantém quente e, neste domingo (4/10), houve novo recorde de temperatura do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura máxima chegou a 36,7ºC em Águas Emendadas, em Planaltina. O clima também esquentou no Gama, com registro de 36,6ºC e no Plano Piloto, a temperatura foi de 35,1º C.

O registro em Águas Emendadas entra para o ranking das temperaturas mais altas registrada nos últimos 10 anos no DF, e empata com o quarto lugar, onde a temperatura no Gama atingiu o mesmo número em 15 de outubro de 2017.

A umidade relativa do ar também foi baixa, com mínima registrada em 9%. A marca mantém a capital em estado de alerta vermelho. O aviso adverte sobre o risco de incêndios florestais e à saúde, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Durante o período a Defesa Civil recomenda a ingestão de bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente, além de evitar a ingestão de bebidas diuréticas (café e álcool)

Previsão

A previsão é de que fique ainda mais quente nos próximos dias, de acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo. “A tendência para semana que vem é que a temperatura aumente ainda mais”, explicou. De acordo com ele, a causa do clima mais quente é uma onda de calor na região. “Trata-se de uma bolha de ar quente”, acrescentou Mamedes. Outro motivo é a falta de chuva na capital federal. A última precipitação foi registrada há mais de 10 dias.  “A expectativa é de que as precipitações ocorram lá para 10 de outubro”, acrescentou o meteorologista.

Leia também  Incríveis vídeos registrando um UFO sobrevoando a região de São José dos Pinhais, PR, dias após a formação de agroglifos nas plantações!

Fonte

Comentários
Compartilhar