Durante todo este mês, esse raro alinhamento planetário poderá ser observado a olho nu.
Desde 2004, um agrupamento planetário como este não ocorria, envolvendo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno no mesmo lado do céu e alinhados, antes do nascer do Sol.
Segundo os astrônomos, o melhor período de observação é entre meia e uma hora antes do nascer do Sol, e o fenômeno pode ser apreciado em todo o mundo. Os brasileiros devem olhar na direção leste/nordeste.
Os astrônomos explicam que Mercúrio estará localizado logo acima do horizonte; um pouco acima ao sudeste, estará Vênus; e sobre essa mesma trajetória aparecerão os três planetas restantes.
A melhor oportunidade para se observar o fenômeno será em 24 de junho, quando uma meia lua se posicionará entre Vênus e Marte.
Observação: tal agrupamento planetário sempre intensifica as marés gravitacionais do Sistema Solar, o que pode ocasionar abalos geológicos.
E crop circles têm mostrado diagramas relacionados a este evento planetário, e em junho, outros modelos relacionados também podem aparecer.
Esse arranjo planetário no céu se deve ao fato dos planetas mencionados estarem em um mesmo lado em relação à visão geocêntrica no contexto do sistema solar.
JP em 08.06.2022