INCRÍVEL: Milhões de árvores são descobertas no Deserto do Sahara

O número de árvores que habitam o Saara Ocidental, o Sahel e a zona do Sudão superou as expectativas dos cientistas, com mais de 1,8 bilhões de árvores localizadas graças a uma colaboração internacional que inclui pesquisadores do CNRS *. O sensoriamento remoto de alta resolução possibilitou a coleta de uma infinidade de imagens de satélite dessas áreas, que foram analisadas por meio de um método de reconhecimento de padrões de inteligência artificial.

De acordo com o estudo, que se concentrou em árvores com copa superior a 3m², as árvores isoladas cobrem uma área de 1,3 milhão de km², cerca de 2,5 vezes a superfície da França. Os cientistas também observaram que o tamanho da copa e a densidade das árvores dependem intimamente do regime climático e do uso da terra.

Essas árvores dão uma contribuição importante para os recursos locais, a biodiversidade e o armazenamento de carbono, além de desempenhar um papel crucial em ecossistemas tropicais secos e agrossistemas.

Neste mapa, é possível ver o número de árvores por hectare na área estudada.

Este trabalho, publicado a 14 de outubro na Nature, destaca a possibilidade de se fazer um inventário de todas as árvores não florestais do planeta, a fim de avaliar a sua contribuição para as questões ambientais.

Fonte

Comentários
Compartilhar