EspiritualidadeMistérios

Israel divulga imagem do túmulo de Maria Salomé, parteira de Jesus

O trabalho para preparar a caverna de 2.000 anos para acesso público desenterrou um pátio de 350 metros quadrados

Imagens religiosas deixadas por visitantes na “Caverna de Salomé” em Israel
Reuters

Escavações em uma caverna considerada o local de sepultamento de Salomé, que segundo escrituras não canônicas foi a babá do recém-nascido Jesus, encontraram mais sinais de que aquela era uma importante tumba judaica e um local de peregrinação cristã, disseram arqueólogos.

O Livro de Tiago, que está entre os primeiros escritos cristãos chamados de Apócrifos, que não estão incluídos na Bíblia, descreve que Salomé teria duvidado do relato do nascimento virginal de Jesus Cristo. Ferida em um dos braços, ela embala o bebê, e o proclama “um grande rei nascido em Israel“, e então é curada.

O trabalho para preparar a caverna de 2.000 anos para acesso público desenterrou um pátio de 350 metros quadrados cujas lajes de pedra e pisos de mosaico são consistentes com um túmulo familiar para judeus proeminentes, afirmou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Também foram encontradas inscrições — algumas em árabe — e lâmpadas de óleo decoradas, consistentes com a hipótese de que o local teria servido a peregrinos cristãos, inclusive até o século IX, após a conquista muçulmana da região, disse o IAA.

O local, cerca de 35 km a sudoeste de Belém, é conhecido há gerações como a Caverna de Salomé.

Escavações anteriores localizaram relíquias judaicas “mas a surpresa foi a adaptação da caverna em uma capela cristã”, disse o IAA. “A julgar pelas cruzes e dezenas de inscrições gravadas nas paredes das cavernas nos períodos bizantino e islâmico primitivo, a capela foi dedicada à sagrada Salomé.”

Ícone ortodoxo das duas Marias e Salomé no túmulo de Jesus (Kizhi, século XVIII)

Salomé (em hebraico: שלומית; romaniz.: Shlomiẗ) foi uma seguidora de Jesus citada brevemente nos evangelhos canônicos e que aparece nos apócrifos do Novo Testamento. Ela é por vezes identificada como sendo a esposa de Zebedeu e mãe de Tiago e João, dois dos apóstolos de Jesus. Em outras tradições, ela é a irmã de Maria e tia de Jesus.

 É conhecida na tradição católica como Maria Salomé, uma das “Três Marias“.

Nome

“Salomé” pode ser uma forma helenizada de um nome hebreu como “Shulamit”“Shulamith”“Shlomtsion” ou “Shlomzion”. Seu nome na Bíblia hebraica é “שלומית” (“Shlomiẗ”) e deriva da raiz “שָׁלוֹם” (“shalom” – “paz”).

Jesus com Maria Salomé e apóstolos

Salomé nos evangelhos canônicos

Em Marcos 15, Salomé e nomeada como uma das mulheres presentes na crucificação«Estavam ali também algumas mulheres observando de longe, entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé.» (Marcos 15:40). A passagem similar em Mateus 27 é a seguinte: «…entre elas se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu.» (Mateus 27:56). Segundo a Enciclopédia Católica, é possível concluir que a Salomé de Marcos 15:40 é provavelmente a mesma pessoa que a “mulher de Zebedeu” em Mateus, mencionada também em Mateus 20:20 implorando a Jesus que deixe que seus filhos sentem ao lado d’Ele no Paraíso.

Salomé ajudando a banhar o menino Jesus

Em João 19, três ou quatro mulheres são mencionadas na crucificação: «Assim, pois, fizeram os soldados. Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléopas, e Maria Madalena.» (João 19:25). Uma interpretação muito comum identifica Salomé como sendo a “irmã de sua mãe”. Interpretações tradicionais associam Maria de Cléopas (a terceira) como sendo a mãe de Tiago, filho de Alfeu (“Tiago, o Menor” – a terceira mulher no relato de Mateus).

Em Marcos, Salomé está entre as mulheres que foram até o túmulo de Jesus para embalsamar seu corpo com ervas aromáticas: «Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ir embalsamá-lo.» (Marcos 16:1). Elas descobriram o túmulo vazio e um jovem vestido de branco contou-lhes que Jesus havia ressuscitado, pedindo-lhes que informassem aos discípulos que Jesus iria encontrá-los na Galileia.

Em Mateus 28, duas mulheres aparecem na passagem equivalente: «…Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.» (Mateus 28:1), esta última identificada como sendo a mesma de Mateus 27, ou seja, “Maria, mãe de Tiago, o Menor, e José” (Maria de Cléopas).

É importante notar que os evangelhos jamais identificam Salomé como sendo uma discípula (“mathētēs”) e, por isso, os principais escritores cristãos geralmente descrevem-na como sendo uma “seguidora” de Jesus, um termo que aparece em Marcos 15 (Marcos 15:41).

Imagem de Santa María Salomé localizada na fachada de sua igreja, em Santiago de Compostela

Salomé nos apócrifos

Evangelho de Tomé, um dos manuscritos da Biblioteca de Nag Hammadi, menciona duas mulheres entre os discípulos de Jesus, Salomé e Maria Madalena, esta geralmente chamada simplesmente de “Maria”.

O controverso “Evangelho Secreto de Marcos“, citado na “Carta de Mar Saba“, atribuída pelos seus editores modernos a Clemente de Alexandria, contém uma outra citação a Salomé que não aparece na versão canônica do Marcos (em Marcos 10:46). Clemente cita a passagem da seguinte forma: “Então ele chegou a Jericó. E a irmã do jovem que Jesus amava estava lá com sua mãe e Salomé, mas Jesus não os recebeu.” Estas linhas completam uma bem-conhecida lacuna no texto de Marcos atualmente conhecido.

“Natividade”, com Maria, a “parteira” e Salomé. c. 1380. Por Antonio Veneziano.

No antigo — e apócrifo — “Evangelho Grego dos Egípcios (início do século II), Salomé aparece novamente como discípula de Jesus. Ela pergunta-lhe qual seria a duração do domínio da morte e Jesus respondeu que seria “Pelo tempo que as mulheres derem a luz, pois eu vim para acabar com as obras das mulheres”. A resposta de Salomé foi: “Então fiz bem em não dar a luz”.

Santa

Salomé é comemorada como santa pela Igreja Ortodoxa no terceiro domingo depois da Pascha (“Páscoa”). Sua festa no rito latino da Igreja Católica é no dia 22 de outubro

*****

Comentários

Botão Voltar ao topo