Mistérios

Mistério resolvido? Finalmente descobriram como moveram os blocos das Pirâmides do Egito

Os antigos egípcios que construíram as pirâmides podem ter sido capazes de mover enormes blocos de pedra pelo deserto molhando a areia em frente a uma engenhoca construída para puxar objetos pesados, de acordo com um novo estudo.

Físicos da Universidade de Amsterdã investigaram as forças necessárias para puxar objetos pesados ​​em um trenó gigante sobre a areia do deserto e descobriram que umedecer a areia na frente do dispositivo primitivo reduz o atrito no trenó, facilitando sua operação. As descobertas ajudam a responder a um dos mistérios históricos mais duradouros: como os egípcios foram capazes de realizar a tarefa aparentemente impossível de construir as famosas pirâmides.

Para fazer sua descoberta, os pesquisadores descobriram pistas dos próprios egípcios antigos. Uma pintura de parede descoberta no antigo túmulo de Djehutihotep, que remonta a cerca de 1900 a.C., mostra 172 homens carregando uma imensa estátua usando cordas presas a um trenó. No desenho, uma pessoa pode ser vista em pé na frente do trenó, derramando água sobre a areia, disse o autor principal do estudo, Daniel Bonn, professor de física da Universidade de Amsterdã. [Fotos: Descobertas surpreendentes nas pirâmides de Gizé no Egito]

“Os egiptólogos pensaram que era um ato puramente cerimonial”, disse Bonn à Live Science. “A pergunta era: por que eles fizeram isso?”

Bonn e seus colegas construíram trenós em miniatura e experimentaram puxar objetos pesados ​​através de bandejas de areia.

Quando os pesquisadores arrastaram os trenós sobre a areia seca, eles notaram aglomerados acumulados na frente das engenhocas, exigindo mais força para puxá-las.

Uma grande pilha de areia se acumula na frente do trenó quando é puxada sobre a areia seca (esquerda). Na areia molhada (à direita) isso não acontece. (Crédito da imagem: Daniel Bonn / Universidade de Amsterdã)

A adição de água à areia, no entanto, aumentou sua rigidez, e os trenós foram capazes de deslizar mais facilmente pela superfície. Isso ocorre porque gotículas de água criam pontes entre os grãos de areia, o que os ajuda a ficarem juntos, disseram os cientistas. É também a mesma razão pela qual usar areia molhada para construir um castelo de areia é mais fácil do que usar areia seca, disse Bonn.

Uma grande pilha de areia se acumula na frente do trenó quando é puxada sobre a areia seca (esquerda). Na areia molhada (à direita) isso não acontece.
Uma grande pilha de areia se acumula na frente do trenó quando é puxada sobre a areia seca (esquerda). Na areia molhada (à direita) isso não acontece. (Crédito da imagem: Daniel Bonn / Universidade de Amsterdã)
Mas há um equilíbrio delicado, descobriram os pesquisadores.

“Se você usar areia seca, ela não funcionará tão bem, mas se a areia estiver muito molhada, também não funcionará”, disse Bonn. “Existe uma rigidez ideal.”

A quantidade de água necessária depende do tipo de areia, acrescentou, mas normalmente a quantidade ideal fica entre 2% e 5% do volume de areia.

“Acontece que molhar a areia do deserto egípcio pode reduzir um pouco o atrito, o que implica que você precisa apenas da metade das pessoas para puxar um trenó sobre a superfície molhada.”

O estudo, publicado na revista Physical Review Letters, pode explicar como os antigos egípcios construíram as pirâmides, mas a pesquisa também tem aplicações modernas, disseram os cientistas. As descobertas podem ajudar os pesquisadores a entender o comportamento de outros materiais granulares, como asfalto, concreto ou carvão, que podem levar a formas mais eficientes de transportar esses recursos.

Nota Tô no Cosmos: Essa matéria trata do que foi apresentado pela revista científica. Há outras opiniões e trabalhos a serem considerados, como origens extrarrestres, e até propriamente terestres que ainda desconhecemos.

Fonte

Comentários

Botão Voltar ao topo