Mistérios

Ferramentas de 500 mil anos são achadas em caverna

A análise de ferramentas de pedra encontradas em cavernas na Polônia na década de 1960 revela que esses objetos são muito mais antigos do que se pensava anteriormente. O local chama-se Tunel Wielki Cave na Pequena Polónia, e a sua nova data sugere um comportamento muito interessante dos nossos antepassados.

Arqueólogos descobrem ancestrais hominídeos até então desconhecidos em Israel
Os humanos mais antigos do mundo, Sahelanthropus, eram na verdade bípedes
Na época, os habitantes eram Homo heidelbergensis Existe o Homo neanderthalensis, o último ancestral comum dos neandertais e do Homo sapiens, humanos modernos.

Mas a parte mais estranha é provavelmente notar que nossos ancestrais viveram na Europa Central durante tempos de tempestade que exigiram grandes ajustes culturais e físicos. encontrados nos períodos Holoceno e Paleolítico Médio de cerca de 11.700 anos atrás. Retornando em 2018, os cientistas retomaram e expandiram suas escavações, examinando diferentes estratos acumulados e coletando ossos para análise.], como conta o blog Nature.

Estudos das camadas superiores confirmaram a presença de animais do Pleistoceno Superior e Holoceno, mas as camadas mais profundas eram muito mais antigas. Lobo (Canis mosbachensis, ancestral do lobo cinzento) e urso Denninger (Ursus deningeri).

Restos de fragmentos de pedra foram encontrados na mesma camada. Isso inclui lascas que podem ser esculpidas com ferramentas e formas marteladas por nossos ancestrais.

Algumas ferramentas de prateleira também estavam disponíveis, como: B. Faca. Eles compartilham ossos e espaço, por isso são muito semelhantes em idade.

Por que as descobertas são incomuns?


Outros sites poloneses possuem ferramentas contemporâneas (Trzebnica e Rusko), mas não Tunel Wielki. Apesar da habitação humana, esses outros locais estão ao ar livre, e os artefatos de que estamos falando estão em cavernas. . Porque não é um dos melhores lugares para acampar:
é frio, úmido e difícil de morar.

As cavernas, por outro lado, são lugares fechados e seguros. Algumas evidências no local apontam para o uso do fogo, o que pode ter ajudado a reduzir a saúde ambiental do H. heidelbergensis que lá permaneceu.

Técnicas de queda de rochas observadas em cavernas são raras. Era o mais simples usado por nossos ancestrais e raramente era o preferido para fabricação quando as ferramentas eram feitas. Geralmente era reservado para materiais de baixa qualidade ou quando havia pouca areia. Apenas um outro local usava a mesma técnica como primer ao mesmo tempo:


Isernia La Pineta, Itália. área, então não havia falta de má qualidade. Mesmo com o site italiano acima. Isso pode ajudar os cientistas a descobrir mais sobre a preferência dos humanos por essa tecnologia:
Agora eles estão de volta à caverna para buscar ossos de H, Um Heidelbergensis que ainda não foram encontrados no local.

Comentários

Botão Voltar ao topo