Apagões na Internet atingem nordeste dos EUA

Associated Press | 26 de janeiro de 2021 às 12h52 EST – Atualizado em 26 de janeiro às 13h37

(AP) – Os usuários da Internet em todo o nordeste dos EUA relataram indisponibilidades generalizadas na terça-feira.

A Verizon relatou um corte de fibra no Brooklyn via Twitter , embora não esteja claro se esse problema é responsável por toda a interrupção. A gigante das telecomunicações não tinha estimativa de quando o local do problema seria corrigido.

Nem a Verizon nem a Comcast, outro grande provedor de serviços de Internet, responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Pessoas postando no Twitter relataram ter problemas para se conectar com vários serviços online em uma área geográfica que se estende de Washington a Boston. Essa região densamente povoada inclui os principais serviços do governo dos Estados Unidos, bem como grandes empresas financeiras, como a Fidelity Investments.

A interrupção está afetando grandes provedores de internet e nuvem, bem como grandes sites como Google e Facebook.

A Amazon, cuja divisão de serviços da Web fornece uma ampla gama de serviços online, indicou que sua rede não é a causa do problema.

“Estamos investigando problemas de conectividade com um provedor de internet, afetando principalmente a costa leste dos Estados Unidos, fora da rede (Amazon Web Services)”, escreveu a empresa em uma postagem matinal na terça-feira. “Estamos investigando o problema com o provedor externo.”

As interrupções na Costa Leste começaram às 11h25, horário local, e a recuperação, às 12h37, de acordo com Doug Madory, diretor de Análise de Internet da Kentic, uma empresa de monitoramento de rede. Ele relatou uma queda de 12% no volume de tráfego para a Verizon.

Madory disse que ainda não sabe se outras operadoras foram afetadas.

Interrupções nos serviços de Internet são sempre um incômodo, mas se tornaram ainda mais dolorosas em um momento em que a pandemia está forçando milhões de pessoas a trabalhar em casa e os alunos a frequentar a escola remotamente.

“As indisponibilidades da Internet na área afetando o aprendizado remoto hoje”, lamentou a Galvin Middle School em Wakefield, Massachusetts em um tweet. “Seja paciente e faça o melhor que puder. Está fora do nosso controle. Espero que as coisas sejam resolvidas em breve! ”

********************

Alinhamentos, campos de energia exaltados, atividades no Sol, picos de radiação nos ventos solares, enfim… e com a Lua cheia nos próximos dias, a tensão gravitacional no sistema vai subir.
Efeitos já são esperados, rumo ao dia 11 de fevereiro.

JP

Comentários
Compartilhar